Especial Agrishow: Linha 1000 Vario marca ingresso da Fendt no mercado brasileiro de tratores

Trator Fendt 1050 Vario apresenta tecnologia de transmissão VARIO e sistema de baixa rotação do propulsor

03.05.2019 | 20:59 (UTC -3)
Ícaro Bedani

A linha Fendt 1000 Vario é uma das novidades da marca alemã que acaba de chegar ao Brasil, com lançamento oficial na Agrishow 2019, feira de agronegócios que acontece entre os dias 29 de abril e 3 de maio, em Ribeirão Preto, no interior paulista.

A linha Vario foi projetada especificamente para entregar um poderoso trator de tração para o mercado global. Lançadas em 2015, na Europa, as máquinas conquistaram premiações em mais de seis diferentes países daquele continente. Além dos títulos por inovações técnicas, a linha Fendt 1000 Vario também ganhou prêmios de design. Em Munique, na Alemanha, levou o renomado iF DESIGN AWARD Gold 2016 por seu “desenho bem pensado”, como definiram os jurados. Também teve outro reconhecimento alemão, o Red Dot para Design de Produto 2016, graças a integração bem-sucedida entre funcionalidade e design.

“Estamos empolgados com a chegada da linha Fendt 1000 Vario ao Brasil por diferentes motivos. Um deles é a oportunidade de oferecer ao agricultor brasileiro opções de tratores premiadas internacionalmente. Outra razão é que nossos engenheiros projetaram máquinas que entregam soluções inovadoras e que oferecem potência, robustez e conforto em um sistema motriz de alta tecnologia que dispõe do máximo de torque e potência. Estas novidades certamente farão a diferença para o dia a dia no campo”, afirma José Galli, diretor de Negócios Fendt na América do Sul.

No Brasil, em 2019, os tratores da linha Fendt 1000 Vario serão vendidos na versão Fendt 1050 Vario, de 517 cv. Equipado e construído com diferenciais importantes e soluções capazes de revolucionar profundamente a vida do agricultor.  O trator é equipado com motor MAN de 12,4 litros, motor que disponibiliza seu torque máximo entre 1100 e 1500 rpm, incomparável no mercado. “Esse conjunto faz o Fendt 1000 Vario o trator de alta potência mais eficiente e versátil, opera sempre com a maior potência disponível na menor rotação possível, um trator de mais de 500 cv com consumo de combustível de 400 cv”, explica Galli.

Outra solução encontrada pela engenharia da Fendt foi a adoção de uma transmissão continuamente variável (CVT) que opera no eixo dianteiro e traseiro de forma individual. Isso traz à linha de tratores Fendt 1000 Vario uma suavidade até então desconhecida no mercado nacional, além de contribuir para a prevenção de manutenções excessivas.

A linha Fendt 1000 Vario também traz como destaque menor raio de giro, sendo 1,5 m menor do que o encontrado nas outras máquinas à venda no Brasil. Um diferencial que melhora a agilidade do trator no campo e, junto ao controle de tração, torna as duas opções de tratores Fendt peças indispensáveis do processo agrícola nacional. Aliando o motor MAN a transmissão VarioDrive, os tratores Fendt 1000 Vario são a solução inteligente para diferentes necessidades de potência nas mais variadas operações: preparo de solo, plantio, transbordo de grãos ou cana.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024