Especial Agrishow: Metos destaca soluções em meteorologia e análise de solo

iMetos LoRAIN, que se enquadra em uma nova classe de equipamentos para monitoramento microclimático e previsão do tempo está entre os destaques da marca na feira

02.05.2019 | 20:59 (UTC -3)
Sylvia Mie

A Metos Brasil apresenta durante a Agrishow 2019 soluções meteorológicas, como o iMetos LoRAIN, que se enquadra em uma nova classe de equipamentos para monitoramento microclimático e previsão do tempo. A novidade contém sensores integrados de alta performance para a coleta de dados de precipitação, temperatura e umidade relativa, além de sensores virtuais que determinam a velocidade do vento, assim como a radiação global.

Além disso, o baixo custo das estações, associado à alta eficácia na transmissão dos dados, possibilita a instalação de estações nos mais diversos pontos da fazenda, sem a necessidade de sinal de celular, Bluetooth ou até mesmo Wi-Fi. Os dados coletados são enviados para a plataforma FieldClimate e podem ser consultados a qualquer hora, garantindo uma tomada de decisão no campo com base em dados reais da lavoura. A conexão das estações iMetos LoRAIN é feita por meio da tecnologia LoRa (Long Range Network), que possibilita a comunicação independente entre diversas estações e um receptor central (Gateway), com baixíssimo consumo de energia e alcance do sinal de até 15 km.

“Neste momento, quando muito se fala de startups, é bom lembrar que já estamos há sete anos na Agrishow e temos 35 anos de experiência, ouvindo e entendendo as necessidades do produtor. Nesta edição estamos estrategicamente posicionados logo na entrada e bastante animados com a feira. Percebemos que também o público está interessado em ver tantas novidades tecnológicas. Ano após ano, o mercado não está só acirrado e competitivo, mas também cheio de boas ideias”, explica Luciano Loman, diretor executivo da Metos Brasil.

No estande posicionado na Arena de Soluções Agro, o lançamento é o iMetos MobiLab, um laboratório portátil que possibilita analisar nutrientes do solo de forma rápida, simples e precisa. Realiza a análise química do solo, da água e da planta, em três minutos, por meio de um processo denominado eletroforese capilar, que fornece indicações rápidas e confiáveis sobre níveis de nitrato, amônia e sulfato do solo. Estão em fase de desenvolvimento ainda a verificação de fósforo e potássio. De posse dessas informações básicas, os produtores rurais terão melhores condições de conhecer as reais necessidades de macronutrientes da sua lavoura e, dessa forma, providenciar uma adubação de base mais assertiva e não apenas em percepções aleatórias.

“Além de apresentar os nossos produtos e iniciar o contato com futuros clientes, o trunfo de estar na Agrishow é poder encontrar todos os nossos parceiros em uma só semana, uma vez que os nossos dados estão em diversas outras plataformas. Estamos aqui costurando essas parcerias e entendendo como levar um produto mais integrado e melhor para o produtor”, finaliza Loman.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024