Especial Agrishow: ​Série T CVT da Valtra chega com exclusivo câmbio CVT

Tratores premium de linha pesada serão oferecidos em quatro modelos de potência; marca também apresenta na Agrishow séries A Geração 4 em duas versões

27.04.2017 | 20:59 (UTC -3)
Júlia Boarini

A Valtra lança a Série T CVT na Agrishow, feira agrícola que acontece em Ribeirão Preto (SP) entre os dias 1º e 5 de maio de 2017. O modelo de máquinas premium da linha pesada se destaca com a melhor relação entre potência e transmissão, com desempenho maximizado para os longos dias no campo.

Serão oferecidos quatro modelos, de diferentes potências: T195 CVT (195 cv), T210 CVT (210 cv), T230 CVT (230 cv) e T250 CVT (250 cv). Todos terão de fábrica o câmbio CVT, completamente automático e com quantidade “ilimitada” de marchas. É a primeira vez que a tecnologia é oferecida em máquinas agrícolas no país.

A Valtra também apresenta na Agrishow a Série A Geração 4, ou Série A4, nova solução para trabalho de média potência. A família oferece opções de tratores plataformados e cabinados —ambos de câmbio manual com HiShift— e os modelos HiTech, com transmissão powershift HiTech4, com troca automática de velocidades.

Somadas à Linha BH, lançada no início do ano, as famílias T CVT, A4 e A4 HiTech integram a solução completa e totalmente renovada de tratores da Valtra ao produtor brasileiro, oferecendo versatilidade e tecnologia de ponta em diferentes potências de motorização e capacidade de levante. Todos os modelos ainda são equipados com os novos motores eletrônicos AGCO Power, com sistema de controle de emissões iEGR (Recirculação Interna do Gás de Escapamento) conforme a legislação ambiental Proconve MAR-1.

Tratores Série T CVT

Grande lançamento da temporada, os modelos da série T CVT possuem câmbio CVT (Transmissão Continuamente Variável), de fácil operação e livre de falhas operacionais. Dessa forma, o trator demanda pouco tempo de treinamento para o operador, aumentando a produtividade na lavoura. Além disso, com o número “infinito” de marchas, o câmbio com gerenciamento Power Control opera de forma mais inteligente, diminuindo o consumo de combustível e mantendo a potência de trabalho. Outra novidade é a suspensão no eixo dianteiro, exclusiva no segmento. Com maior eficiência de tração do eixo dianteiro, o índice de patinagem é reduzido, aumentando o rendimento operacional.

Os modelos da série T CVT possuem bomba com vazão hidráulica de 190 l/min, até 4 válvulas eletrônicas e TDP com 4 velocidades. As máquinas ainda têm capacidade de levante de até 9.600 kg e exclusivo sistema hidráulico frontal com capacidade de 4.000 kg, sendo aptas ao trabalho com qualquer tipo de implemento. “Com a maior capacidade de levante dianteiro do mercado, os tratores foram desenvolvidos para atender todos os trabalhos nas lavouras brasileiras, com opção de operações combinadas”, afirma Flávio Pastori, coordenador de marketing do produto tratores da Valtra.

Produzido na fábrica da Valtra em Mogi das Cruzes (SP), a Série T CVT estará disponível para compra com financiamento baseado em recursos do Finame, linha de crédito do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) voltada para aquisição de máquinas e equipamentos novos de fabricação nacional.

O design acompanha os padrões mundiais da marca, concebido para facilitar as manutenções diárias aumentando o tempo do trator em campo. A cabine garante grande visibilidade para as operações, iluminação eficiente de 360° para trabalhos noturnos. A família já é vendida na Europa e Estados Unidos e possui desenho vencedor de três prêmios internacionais: Design 2016 (Itália), Red Dot Design 2016 (Alemanha) e Good Design™ 2016 (EUA e Europa). Em 2015, a série T ainda recebeu o título de Máquina do Ano no Sima Show, na categoria de 182 a 284 cv.

Com potência de 115 a 135 cv, a Série A4 é a nova solução da marca para o segmento de média potência, trazendo avanços tecnológicos, como o reversor eletro-hidráulico PowerShutlle, com 12 velocidades para frente e 12 para trás. Em fevereiro, a Série A4 foi eleita Máquina do Ano por comissão de jornalistas independentes no Sima Show 2017, feira agrícola realizada em Paris (França) e apontada como a maior do mundo.

O produtor rural poderá escolher entre três modelos A114 (115 cv), A124 (125 cv) e A134 (135 cv), todos com opção cabinado e plataformado. A cabine do lançamento oferece maior visibilidade ao produtor, além do baixo nível de ruídos, e ergonomia dos pedais até os comandos do trator, possibilitando maior conforto operacional para longas jornadas no campo.

A Série A4 chega ao produtor rural com o sistema HiShift, onde o operador pode trocar de marcha acionando um botão localizado na alavanca de câmbio sem a necessidade de usar o pedal da embreagem, proporcionando maior suavidade no acoplamento e facilidade na operação. “A nova família de tratores é uma evolução da Linha BM, com foco no trabalho de média potência, agora com mais inovação e versatilidade, podendo ser utilizada em diferentes culturas e propriedades” explica Alberto Toledo, coordenador de marketing do produto tratores da Valtra.

Os novos modelos ainda são equipados com os motores eletrônicos AGCO Power de quatro cilindros com sistema de controle de emissões iEGR, que trazem tecnologia de ponta para reduzir o consumo de combustível e facilitar o controle de operação e manutenção, permitindo, assim, maior disponibilidade do equipamento no campo, além de reduzir a emissão de poluentes seguindo as diretrizes Proconve MAR-1.

Transmissão HiTech4 Powershift com troca automática nos modelos HiTech

A série A4 também traz outra novidade aos agricultores no segmento: os modelos HiTech, com câmbio Powershift. Os modelos A114 HiTech (115 cv), A124 HiTech (125 cv) e A134 HiTech (135 cv), todos equipados com a transmissão HiTech4 PowerShift de quatro marchas em quatro grupos, com 16 velocidades de frente e 16 velocidades de ré com reversor eletro-hidráulico PowerShuttle.

Os modelos automáticos ainda possuem sistema hidráulico com bomba de vazão variável de até 105 l/min, destaque no segmento.

Outro diferencial são os opcionais que oferecem benefícios ao condutor. O redutor “Super Creeper”, que também está disponível nos modelos de câmbio manual, possibilita que os tratores sejam operados em velocidade mínima de 0,15 km/h. Os produtores rurais podem acrescentar na cabine o joystick integrado, que permite realizar programações de controle de rotação, reversão e acionamento da tração.

Os modelos HiTech estão preparados para receber as facilidades do Fuse Technologies, como o piloto-automático Auto-Guide 3000 e controle de telemetria por meio do AgCommand.

Linha BH Geração 4

A Valtra apresenta também na Agrishow 2017, pela primeira vez no Estado de São Paulo, os tratores da Linha BH Geração 4, dedicados ao trabalho pesado. A linha equipada com motores eletrônicos com sistema iEGR traz seis opções ao produtor rural, com diferentes potências de motorização: BH144 (145 cv), BH154 (159 cv), BH174 (179 cv), BH194 (195 cv), BH214 (210 cv) e BH224 (220 cv), destaque para o modelo BH154, primeiro trator com motor de 4 cilindros de 159 cv, e o BH224, maior trator com transmissão mecânica do mercado.

Pioneira em tecnologia em motores agrícola, os tratores de entrada da Linha BH da Valtra, os modelos BH144 e BH154, serão apresentados com quatro cilindros, inovação na categoria que diminui o consumo de combustível e custo de manutenção.

Outro modelo que se destaca é o BH194, evolução do antigo BH180, líder de vendas no segmento a mais de uma década entre as máquinas de 130 a 200 cv. Agora atualizado, o trator Valtra da quarta geração entrega mais tecnologia ao produtor nessa quarta geração.

O BH224 é o maior trator com transmissão mecânica do segmento, com 220cv, atendendo todas as culturas, mas principalmente produtores da pecuária e arroz, que demandam força de trabalho no campo sem perder a simplicidade e facilidade de manutenção, característica da Linha BH.

A família BH possui o mesmo design triplamente premiado que a Série T Finlandesa, que é lançada agora no Brasil pela Valtra.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024