Especial Agrishow: Soluções de agricultura de precisão elevam produtividade e aumentam a qualidade do plantio

São diversos lançamentos que também possibilitam maior eficiência em todas as etapas do cultivo

19.04.2016 | 20:59 (UTC -3)
Mecânica de Comunicação

A Agrishow 2016 – 23ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, marcada entre os dias 25 e 29 de abril, em Ribeirão Preto, São Paulo, terá uma área destinada para as empresas que desenvolvem soluções e inovações tecnológicas de agricultura de precisão, objetivando levar mais produtividade no campo, elevando a qualidade do plantio e da colheita, e eficiência em todas as etapas do cultivo.

Durante a feira, os visitantes poderão conferir os sistemas de monitoramento, controladores e distribuidores pneumáticos, focados na operação de plantio, da Precision Planting. Esses equipamentos possibilitam o aumento na qualidade do plantio, fornecendo alta precisão e potencializando a performance da plantadeira. O vDrive, novo controlador elétrico de plantio, que combina o controle da plantadeira com o controle de linhas, sem correntes ou manutenção de cabos. Com ele, cada linha de plantio ajusta a população independentemente e, assim, planta a população exata nas curvas, inclusive com as prescrições de taxa variável. Além disso, o controle integrado dos motores elétricos permite reações em milésimos de segundo na correção da população, linha a linha e nas curvas.

Já aTrimble estará presente na Agrishow 2016 com suas inovações de agricultura de precisão que potencializam o aumento de eficiência e produtividade, com redução de custos e uso de insumos em diferentes culturas. O monitor TMX-2050 é intuitivo, com tela touchscreen de alta definição e sistema Android™ que permite adicionar Apps específicos para o produtor. O monitor fornece soluções customizadas para as tarefas agrícolas, contando ainda com o exclusivo sistema de manobra automática de cabeceira. Essa tecnologia calcula automaticamente e executa o melhor caminho possível para manobrar o veículo e entrar na próxima linha de trabalho com o implemento precisamente alinhado. Sua utilização permite maior eficiência e padronização de manobra, que ajudam a melhorar a rentabilidade da lavoura e economizar no tempo e nos custos de combustível, além de prevenir danos à cultura e ao solo.

A J. Assy vai levar três grandes lançamentos para o evento. O Titanium Visum é um dosador de sementes com sensores não invasivos, de alta precisão, com comunicação sem fio e sem necessidade de troca de baterias, já que conta com um gerador próprio. O Visum adubo é um sensor que monitora a aplicação de adubo sólido em plantadeiras, robusto, não invasivo, de baixa manutenção, com comunicação sem fio e sem necessidade de troca de baterias, em função da produção de energia dos próprios sensores e do software inteligente que o acompanha. E o Selenium, o novo dosador pneumático, que é prático, preciso e robusto.

O principal destaque da Hexagon Agriculture na Agrishow 2016 será um conjunto de soluções voltadas para a automação das áreas de corte, carregamento e transporte de cana-de-açúcar. As principais funções do lançamento são coordenar e otimizar as operações logísticas, sincronizar os recursos (transbordos e colhedoras) em operação na frente de colheita, efetuar a comunicação entre máquinas para habilitar o transporte e a sincronização de informações. Também será destacada a integração dos controladores Ti5 e Ti7 com o módulo de monitoramento que, trabalhando de forma simultânea, permite monitorar tratores, caminhões, colheitadeiras.

O Kit Falker para Agricultura de Precisão inclui toda a tecnologia necessária para levar as informações do campo aos mapas que mostrarão as condições químicas e físicas do solo. Fazem parte da linha de produção da empresa amostradores de solo, GPS para navegação em campo e o software para geração de mapas e instrumentos eletrônicos para análise de parâmetros agronômicos como compactação do solo, controle de irrigação e nutrição de plantas. O objetivo desses produtos é ajudar o produtor a melhorar a produtividade da sua lavoura, garantindo sustentabilidade econômica e ambiental da produção.

Na área de VANTs, a Eficiente mostrará o DT18 realiza o mapeamento de áreas agrícolas e ambientais. Com sensor de orientação integrado, antena de rastreio motorizada e software de controle de voo, possui autonomia de voo de aproximadamente 120 minutos, sem interrupções, podendo gerar registros fotográficos ou até mesmo gravações de voo, em formato RGB ou Infravermelho. Já o 3WDM8-18 é voltado para pulverizações localizadas em agricultura de precisão, utilizando ultrabaixo volume de água, com menor impacto ambiental no uso de defensivos e otimização de recursos hídricos no controle de pragas, doenças e plantas invasoras.

A Ativa Soluções apresentará na Agrishow 2016 diversas soluções em telemetria voltada para aplicação no agronegócio. São equipamentos que fazem a coleta de informações, medições e transmissão de dados em tempo real para um centro de monitoramento e gerência. As soluções desenvolvidas pela empresa propiciam atuar e aprimorar o desempenho da agricultura de precisão, a telemetria e gestão em fazendas, a gestão de sistemas de irrigação, o controle centralizado de pivôs, turbina a internet no campo e monitora estações meteorológica, entre outras atividades. Em todas essas aplicações, os sistemas desenvolvidos pela empresa proporcionam aumentos de produtividade e reduções de custos.

Por fim, a Agres destacará duas tecnologias: o IsoHub é um conceito inovador, que integra em um único console os comandos eletro-hidráulicos e as funções de piloto automático da máquina. A versatilidade deste console integrado permite que todos os controles da máquina estejam confortavelmente ao alcance do operador em uma única tela. Também permite grande flexibilidade de conectividade, facilitando atualizações do sistema e carregamento dos dados mais relevantes da operação em nuvem. Já a tecnologia de sinal RTK alia a navegação por sinal de satélites a um link de rádio, para obter correções instantâneas, gerando precisão perfeita para plantação, colheita e pulverização de altíssima eficiência.

Na feira, outras soluções para agricultura de precisão poderão ser vistas bem como lançamentos em máquinas e implementos agrícolas, tecnologias para a área de irrigação, sistemas sustentáveis, insumos para diversos tipos de culturas, novidades para a pecuária, além de tendências inovadoras para o agronegócio do futuro.

A Agrishow 2016 é uma iniciativa das principais entidades do agronegócio no país: Abag – Associação Brasileira do Agronegócio, Abimaq– Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Anda – Associação Nacional para Difusão de Adubos, Faesp – Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo e SRB - Sociedade Rural Brasileira, e é organizado pela Informa Exhibitions, integrante do Grupo Informa, um dos maiores promotores de feiras, conferências e treinamento do mundo com capital aberto.

Mais informações:

AGRISHOW 2016 – 23ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação

Data:25 a 29 de abril de 2016

Local: Rodovia Antônio Duarte Nogueira, Km 321 - Ribeirão Preto (SP)

Horário:das 8h às 18h
www.agrishow.com.br

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024