Especial Agrishow: TAM Aviação Executiva traz helicóptero inédito em Ribeirão Preto e aeronaves sob medida para o agronegócio

Setor de agronegócios já responde por aproximadamente 40% das vendas totais da TAM AE

30.04.2018 | 20:59 (UTC -3)
Luana Magalhães

A TAM Aviação Executiva, representante de vendas exclusiva no Brasil da Beechcraft, Cessna, Bell e FlightSafety, marca presença, pela 12ª vez consecutiva, no maior evento de agronegócios do Brasil, a Feira Internacional de Tecnologia Agrícola (Agrishow), que acontece de 30 de abril a 4 de maio, em Ribeirão Preto, São Paulo.

A empresa, que tem o agronegócio como um dos principais nichos para as aeronaves que comercializa, apresentará no evento alguns dos produtos que integram seu portfólio e que são muito adequados ao setor. Além disso, realizará voos demonstração com algumas aeronaves, partindo do aeroporto da cidade.

A agricultura e o agronegócio foram responsáveis por 23,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do país no ano passado, segundo dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), e esse momento positivo do setor reflete na aviação executiva e contribui ainda mais para o avanço das vendas.

De acordo com o diretor comercial da TAM AE, Rafael Mugnaini, cada vez mais, o setor de agronegócios utiliza aeronaves para incrementar suas transações; por isso, as vendas para o segmento crescem ano a ano: "O setor de agronegócios já responde por aproximadamente 40% das vendas totais da companhia, e a Agrishow é, sem dúvida, a principal oportunidade de nos aproximarmos ainda mais desse mercado. É o momento em que colocamos o empresário do setor em contato direto com as suas possíveis novas ferramentas de trabalho", explica.

Entre os modelos mais procurados pelo agronegócio estão as aeronaves a pistão e os turbo-hélices, que possuem em comum características essenciais para o segmento, como a capacidade de transportar muita carga, a versatilidade e o fato de decolarem e pousarem em pistas curtas e não preparadas. Os helicópteros também já despontam como uma boa opção ao empresário do agronegócio, uma vez que possibilitam o voo pairado, tornando viável o mapeamento e o monitoramento de regiões amplas, além de poder pousar e decolar de praticamente qualquer local e sem a necessidade de enfrentar trânsito e aeroportos.

"O empresário do setor, que precisa transportar grandes volumes e se deslocar com agilidade entre regiões, muitas vezes não atendidas pelas linhas aéreas regulares, encontra na aviação executiva uma aliada. E nós estamos prontos para suportar e oferecer a ele soluções adequadas, muito seguras, com a chancela dos maiores fabricantes do mundo, Bell, Beechcraft e Cessna, e que acelerem a expansão e o crescimento dos seus negócios", completa Mugnaini.

Neste ano, a TAM Aviação Executiva traz à Agrishow, pela primeira vez, o helicóptero Bell 505 Jet Ranger X, o modelo mais vendido em 2017 para o mercado brasileiro. Além dele, a empresa exporá em seu estande o turbo-hélice Grand Caravan EX e os modelos a pistão Bonanza G36 e 172S Skyhawk. Nos dias do evento, haverá ainda voos demonstração partindo do aeroporto da cidade com os modelos Grand Caravan EX e Baron G58.

Conheça mais informações sobre os modelos apresentados:

BELL 505 JET RANGER X 

Pela primeira vez aterrissando em Ribeirão Preto, o Bell 505 Jet Ranger X é sucesso absoluto de vendas, inclusive no Brasil, que já figura como o segundo mercado em volume de vendas mundiais. O modelo foi certificado em junho do ano passado pela FAA (Federal Aviation Administration) e em março deste ano pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

O helicóptero possui tecnologia de ponta, com aviônicos Garmin G1000H NXi totalmente integrados, equipado com duas telas de LCD de 10,4 polegadas, além de motor Turbomeca Arrius 2R, com sistema FADEC de duplo canal e intervalo de revisão geral de 3.000 h ou 14.000 ciclos. Traz ainda, como opcionais, sistema de alerta de terreno (HTAWS), visão sintética e sistema "Pathway in the Sky".

A aeronave conta também com tecnologias exclusivas para seu segmento, como os sistemas antivibração Live e Frahm, que garantem maior conforto durante o voo, e o modelo de manutenção MSG-3, aumentando o intervalo entre as paradas para manutenção e reduzindo o tempo em solo.

Sua cabine, muito versátil, tem capacidade para até 5 pessoas e foi projetada com assentos anticrash, que podem ser facilmente removidos. Seu piso é totalmente plano, e as portas são mais largas, quando comparadas às habituais, para facilitar o acesso de passageiros e cargas.

Grand Caravan EX

Há 32 anos no mercado, as aeronaves da família Caravan estão entre as mais tradicionais do mercado de aviação executiva e, sobretudo, do setor de agronegócios. O modelo é certificado em mais de 100 países e acumula mais de 13 milhões de horas de voo. Considerada a aeronave multimissão da Cessna, o Grand Caravan EX é a mais recente atualização da família. Seu alcance é de até 1.785 km (964 NM), sendo possível voar de São Paulo a Cuiabá sem escalas. Além disso, o modelo pode pousar em 99% de todas as pistas homologadas no Brasil.

Outro diferencial é sua versatilidade, que pode ser facilmente reconfigurada para o transporte de cargas, bagagens ou até 9 passageiros (mais tripulação). Há ainda um bagageiro com porta ampla, facilitando o carregamento de cargas de grande porte, além de um compartimento opcional de carga (cargo pod), que proporciona mais de 3 metros cúbicos de espaço extra para bagagem. O modelo também está disponível na versão Anfíbia.

BONANZA G36

Sucesso absoluto de vendas e detentor da maior produção contínua da história da aviação, esse modelo proporciona o voo mais confortável entre as aeronaves a pistão e, ao mesmo tempo, está apto para qualquer aventura. Seu interior espaçoso, com design clássico, pode ser rapidamente reconfigurado em quatro layouts diferentes, tornando-o simples para acomodar passageiros, bagagens ou cargas. Possui ainda um cockpit equipado com os novos aviônicos Garmin G1000NXi, o que há de mais avançado no segmento. A aeronave pode transportar até 6 ocupantes, e seu alcance é de até 1.704 km (920 NM).

Preço básico: US$ 881.700,00 (FOB – EUA).

172S Skyhawk

O 172S Skyhawk é um avião de operação simples e custo operacional baixo e que permite pousos em pistas curtas de diversos tipos de pavimentação (terra, cascalho, grama etc). Tem capacidade para quatro pessoas e velocidade máxima de cruzeiro de 230 km/h. Sua asa alta garante mais estabilidade, além de oferecer visão panorâmica durante o voo. Além disso, o 172S Skyhawk é equipado com os aviônicos Garmin G1000NXi, o que há de mais moderno em equipamentos para painéis de navegação de aeronaves dessa categoria. Por reunir todas essas características, ele é considerado um dos monomotores mais seguros do mundo, sendo um excelente produto de entrada da linha Cessna.

Preço básico: US$ 385.540,00 (FOB – EUA).

BARON G58

O Baron G58 alia performance, confiabilidade, versatilidade e resistência e é considerado o equilíbrio perfeito entre potência e segurança. A aeronave bimotora pode operar em pistas curtas e não pavimentadas e é perfeita tanto para viagens a lazer quanto para viagens a negócio. Sua cabine com aproximadamente 4 metros cúbicos é configurável, com excelente espaço para as pernas, bagagens ou carga, oferecendo extremo conforto para até 6 ocupantes. O modelo conta com a moderna plataforma de voo Garmin G1000NXi, que traz um avanço significativo em relação à plataforma anterior e tem processamento muito mais rápido, além de diminuir a carga de trabalho dos pilotos e ao mesmo tempo elevar a experiência geral do voo. Seu alcance é de até 2.741 km (1.480 NM, traslado em Cruzeiro Econômico, Reserva de 45 min).

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024