Especial Agrishow: Trimble apresenta inovações tecnológicas na Agrishow 2016

A Trimble permite que o produtor crie processos e automatize as operações e máquinas

22.04.2016 | 20:59 (UTC -3)
Valéria Allegrini

Considerada uma das três principais feiras de tecnologia agrícola do mundo e a maior e mais importante na América Latina, a Agrishow é a vitrine das mais avançadas tendências e inovações para o agronegócio. É a única feira do Brasil em que o produtor rural encontra tudo o que precisa e as melhores oportunidades de negócios. A Trimble, pioneira no segmento de Agricultura de Precisão no Brasil, estará presente na feira, entre os dias 25 e 29 de abril, em Ribeirão Preto (SP) com suas inovações para o mercado de agronegócios que ajudam a transformar a operação comercial de fazendas com o aumento de produtividade, redução de custos e proteção dos recursos naturais.

Relatório apresentado no "Simpósio Internacional sobre o papel das Biotecnologias Agrícolas em Sistemas Alimentares Sustentáveis e na Nutrição", organizado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), afirma que até o ano 2050 a produção agrícola terá que aumentar em 60% para atender a uma população de mais de nove bilhões de pessoas – o que faz o uso de tecnologias para alavancar a agricultura cada vez mais necessário. Praticamente 100% desse incremento de oferta terá que vir de países em desenvolvimento – e 80% disso de fronteiras agrícolas já ocupadas -, com um requisito adicional: não degradar o meio ambiente e ostentar a resiliência necessária diante de eventos climáticos extremos. Isso significa que se tornou imperativo conciliar produtividade, otimização de custos e preservação dos recursos naturais.

“Existe um compromisso de erradicar a fome e a miséria nos próximos anos e, para isso, precisamos tornar mais sustentáveis e inteligentes os sistemas de produção agrícola e alimentares", afirma Carlos Nogueira, Presidente da Trimble Brasil. “A Trimble é uma aliada estratégica dos agricultores do país, fornecendo soluções e informações de alta precisão e qualidade, possibilitando ao agronegócio brasileiro obter o máximo de produtividade na lavoura aliado à sustentabilidade", completa.

Com mais de 35 anos de experiência global, a Trimble apresenta suas soluções de agricultura de precisão que revolucionam a prática da atividade agrícola tradicional ao potencializar o aumento de eficiência e produtividade, com redução de custos e uso de insumos em diferentes culturas.

Tratando-se de conectividade, o monitor TMX-2050 é a solução mais avançada disponível no mercado. Intuitivo, com tela touchscreen de alta definição e sistema Android que permite adicionar Apps específicos para o produtor, -este monitor abrange um leque maior de personalizações para facilitar suas operações agrícolas. O monitor fornece soluções customizadas para as tarefas agrícolas, contando ainda com o revolucionário e exclusivo sistema de manobra automática de cabeceira. Assim como todos os produtos Trimble, o TMX-2050 pode ser instalado em qualquer máquina de qualquer marca.

Além disso, a Trimble passou a permitir que terceiros desenvolvam aplicativos baseados em Android para o display TMX-2050. A Ag Developer Network reflete o compromisso da Trimble em fornecer aos clientes um conjunto abrangente de ferramentas de gestão de propriedades agrícolas para a coordenação de atividades no campo, gestão de dados agrícolas e para a tomada de decisões em tempo real. Por meio da nova Ag Developer Network, clientes e desenvolvedores podem colaborar com a Trimble na criação de aplicativos para lidar com os desafios mais especializados da agricultura de precisão. Novos aplicativos estão disponíveis para download a partir da App Central no display TMX-2050. Os usuários podem procurar e encontrar os aplicativos mais úteis para suas operações agrícolas.

Outra novidade da Trimble é a tecnologia de manobra automática de cabeceira NextSwath. Esta tecnologia calcula automaticamente e executa o melhor caminho possível para manobrar o veículo e entrar na próxima linha de trabalho com o implemento precisamente alinhado. Sua utilização permite maior eficiência e padronização de manobra, que ajudam a melhorar a rentabilidade da lavoura e economizar no tempo e nos custos de combustível, além de prevenir danos à cultura e ao solo. Com o recurso “fique no limite", fica mais fácil gerenciar a manobra do veículo e do implemento até os limites máximos da área, mesmo em áreas com formatos e limites irregulares.

Outra tecnologia que a Trimble levará para Ribeirão Preto, está o drone UX5, uma aeronave sem piloto a bordo. Seu voo é controlado de forma autônoma, por computadores no veículo, ou, ainda, sob o controle remoto de um piloto no chão ou em outro veículo.

A utilização do Trimble UX5 facilita o dia a dia no campo, já que, com ele, é possível planejar a missão e o voo, além de monitorar e analisar, de forma rápida, os dados coletados. Projetado para ajudar os profissionais que necessitam de precisão e eficiência, o UX5 estabelece um novo padrão em cartografia e topografia através da combinação de um sistema robusto e de fácil manuseio, com uma câmera de alta resolução e precisão, o que oferece os resultados mais impressionantes. Além disso, o UX5 tem autonomia de voo de 50 minutos e voando a uma velocidade de 80 km/h, pode cobrir com precisão de até 5cm uma de área de até 250ha por voo (dependendo das condições climáticas, plano de voo e tipo de área a ser trabalhada).

Já o CenterPoint RTX é a solução mais indicada para obter posicionamento de alta precisão para o sistema de piloto automático do seu trator. Ele proporciona uma precisão inferior a 3,8cm, com repetibilidade, além de proporcionar benefícios de desempenho substanciais para qualquer sistema de piloto automático de equipamentos agrícolas, aumentando a precisão de operação em campo, rendimento e, por fim, lucros. Essas soluções proporcionam maior confiabilidade e menor tempo de operação, mesmo sob efeito da cintilação. Uma maior precisão contribui com a redução no gasto com combustível e insumos, gerando um melhor rendimento. Além disso, como o serviço de correção CenterPoint RTX, é entregue via satélite, está disponível em todo Brasil, sem a necessidade de uma base RTK.

O Sistema de Informação do Solo (SIS) é a tecnologia de análise de solo da Trimble, que utiliza sensores avançados de segmentação e de geoprocessamento para produzir informações de alta resolução. Ao proporcionar um maior entendimento das características físicas e químicas do solo, o SIS permite que agricultores implementem soluções mais específicas para cada ponto da área. Estas informações podem ser utilizadas para tomar decisões de irrigação, drenagem, fertilidade, além de criar mapas de solo, visando maximizar o potencial do crescimento das plantas em cada ponto da propriedade.

O ponto de encontro destas tecnologias é o sistema Connected Farm, que oferece recursos de gerenciamento de informações avançados com alto desempenho e eficiência. Além disso, com o aplicativo gratuito, Connected Farm Field, o produtor tem uma ferramenta de gestão de dados de campo baseada na Web, na qual ele pode gerenciar as delimitações de seus campos, dados de tarefas e mapas de vigor das culturas. Com uma interface gráfica amigável ao usuário, o produtor pode analisar a rentabilidade do campo e tomar melhores decisões financeiras para suas operações. O Connected Farm, dá ao produtor uma solução de gestão mais robusta baseada na Web que enfatiza dados de agricultura de precisão, rentabilidade do campo, gestão de frotas e serviços agronômicos.

“A Trimble não desenvolve apenas produtos de agricultura de precisão, mas sim soluções que facilitam o trabalho em cada uma das etapas do ciclo agrícola, possibilitando a redução nos custos de produção e aumento de produtividade. Com elas, o produtor planeja e controla a quantidade exata de insumos necessários em uma área e também gerencia as diversas informações do dia a dia em tempo real e de forma remota", afirma Guillermo Perez-Iturbe, Diretor Comercial para a América Latina da divisão de Agricultura. “Um melhor controle do uso dos insumos impacta positivamente na margem do produtor, transformando a eficiência no campo em um negócio mais rentável", completa.

Com uma ampla gama de soluções, a Trimble possibilita a visualização geral das atividades no terreno, dá ao gestor liberdade para se concentrar no que é mais importante e, com informações em tempo real compartilhadas entre todas as operações na propriedade, entender como cada recurso está sendo empregado. Permite, ainda, que a fazenda seja administrada em plataforma móvel, a partir de um trator ou remotamente. Além disso, elas ajudam o agricultor a reduzir cerca de 10% em gastos com os mapas de prescrição para aplicações de taxa variável e o agricultor pode chegar a uma economia de 20% utilizando as soluções de orientação Trimble.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024