Especial Agrishow: Valtra apresenta primeira colhedora para mudas de cana na Agrishow 2018

Exclusivo sistema de esteiras de borracha reduz em 46% o contato das gemas da cana com partes móveis da colhedora, diminuindo o consumo de mudas no plantio

30.04.2018 | 20:59 (UTC -3)
Julia Boarini

A Valtra, referência global em fabricação de máquinas agrícolas, apresenta na Agrishow 2018 a BE1035 Mudas, a primeira colhedora de mudas de cana do mercado brasileiro. A novidade estará no estande da marca na feira que acontece em Ribeirão Preto (SP), entre os dias 30 de abril e 4 de maio.

“A Valtra inova mais uma vez e leva ao produtor uma solução para a colheita mais eficiente de mudas de cana, com a máquina pronta de fábrica, sem necessidade de adaptação. A BE1035 Mudas preserva a integridade das gemas das mudas, reduzindo a quantidade necessária para o plantio. Dessa forma, o produtor rural diminui os custos, garantindo a produtividade agrícola”, diz Marco Antônio Gobesso, gerente de marketing de produtos cana-de-açúcar, da AGCO para a Valtra.

A inovadora BE1035 Mudas utiliza exclusivo sistema de esteiras de borracha substituindo os rolos transportadores, reduzindo em 46% os pontos de atrito das mudas no equipamento. O resultado da tecnologia é a preservação das gemas, parte responsável pela germinação de novas plantas. “A Valtra aposta que o próximo passo no setor sucroalcooleiro é um plantio mais eficaz e, por isso, oferece uma alternativa menos agressiva às gemas, oferecendo maior índice de germinação”, completa Gobesso.

Colheita Industrial

Os produtores de cana ainda poderão ver na Agrishow 2018 a colhedora de cana BE1035e, máquina de alta performance e que apresenta, nesta nova versão, maiores disponibilidade, performance e eficiência energética. A máquina traz de fábrica o Ecomode, sistema de otimização hidráulica com gerenciamento automático de potência, ocasionando menor consumo de combustível. Além disso, o sistema Speed Control oferece a padronização da velocidade de trabalho e o U-Turn otimiza a desativação e a ativação das funções de colheita a cada manobra. 

O pacote tecnológico presente nesta versão assegurará maior facilidade de operação, aliado ao menor consumo de combustível. “O sistema de telemetria AgCommand acompanha, em tempo real, 20 indicadores técnicos da colhedora remotamente. Dessa forma, é possível identificar se a operação está sendo realizada na velocidade ideal, por exemplo. Assim, é possível orientar os clientes a melhor forma de aprimorar o rendimento da máquina”, explica Gobesso. Caso a máquina esteja fora da área de cobertura, os dados ficam armazenados e são transmitidos assim que houver disponibilidade de rede.

Indicada para operações em qualquer tipo de canavial, a colhedora possui motor eletrônico de 350 cv, que reduz a emissão de poluentes, aumenta vida útil da máquina e reduz o consumo de combustível, oferecendo maior rentabilidade ao produtor rural.

A Valtra oferece solução completa para o setor canavieiro, comercializando equipamentos para todo o ciclo da cana: carregadoras, transbordos, plantadoras, pulverizadores, tratores, colhedoras e máquinas para recolhimento de palha e biomassa, como enfardadoras e enleiradores.

Soluções para fenação

A Valtra também levará à Agrishow 2018 a três modelos de enfardadoras, para produção de fardos redondos, retangulares e prismáticos. Há quase 40 anos no mercado, a linha Challenger é a mais avançada, produtiva e confiável entre as enfardadoras, e são comercializadas no Brasil pela Valtra.

A Challenger 2270, máquina de alto rendimento, foi desenvolvida para realizar trabalhos pesados, como o recolhimento da palha da cana-de-açúcar, entre outros tipos de palhas e capim. O modelo oferece excelente desempenho, produzindo por hora mais de 60 fardos retangulares grandes e de alta densidade, em condições ideais.

 A máquina deve ser acoplada a tratores a partir de 180 cv e TDP de 1.000 rpm. Os produtores rurais também podem optar pelo modelo Challenger 2270XD, com dimensões maiores de comprimento, altura e peso, e Challenger 2270 com cutter.

Projetada para a formação dos fardos cilíndricos, a RB 452 possui câmara variável que permite ajustes de vários tamanhos de fardos, de 0,76 a 1,58 m de diâmetro, atendendo diferentes condições de trabalho. O sistema de densidade com dois cilindros e duas molas mantém a alta densidade na formação dos fardos de maneira uniforme, resultando em um produto sólido e de qualidade.

 As aplicações dos fardos variam entre alimentação animal e produção de biomassa, que pode ser utilizada na cogeração de energia, produção de etanol celulósico 2G e na formação de pellets e briquete.

Já a enfardadora Challenger 1838 é dedicada à montagem de fardos retangulares. O equipamento compacto e de simples manuseio oferece baixo consumo e é recomendado para o trato animal, como ferramenta importante na alimentação equina e bovina.

“O sistema de recolhimento de palha central oferece menor perda de material, que é distribuído de maneira homogênea. Dessa forma, o equipamento produz fardos uniformes, mantendo a densidade, durante todo o processo de formação”, afirma Marco Antônio Gobesso, gerente de marketing de produto para equipamentos de cana-de-açúcar da AGCO. “Com fardos padronizados, o armazenamento e transporte passam a ser mais eficientes”, completa.

 


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024