Especial Expodireto: 8º Fórum Nacional do Milho debate crescimento da demanda e incentivos ao plantio

Conservação e dinâmica de preços também foram abordados no evento que abriu ciclo de palestras na Expodireto

08.03.2016 | 20:59 (UTC -3)
Edith Auler

Otimismo em relação ao crescimento da cultura do milho no País liderou os debates durante o 8º Fórum Nacional do Milho, abrindo o ciclo de palestras na Expodireto Cotrijal em Não-Me-Toque (RS). Realizado no último dia 07 de março de 2016, o evento foi coordenado pela equipe da Klein & Associados.

Segundo o diretor da Cogo Consultoria de Agronegócios, Carlos Cogo, a demanda pelo milho explodiu. Avalia ser um momento compensador para o plantio e ressaltou ainda, que os próximos meses são ideais para os produtores colherem bons resultados. Em sua palestra, Cogo disse que acredita que o Brasil deve seguir a tendência mundial de mercado, com o aumento da área de plantio. "Não tenho dúvidas de que o milho vai desempenhar um papel estratégico no agronegócio brasileiro".

Entre os expositores técnicos presentes no evento, o ex-ministro da agricultura, agrônomo Alysson Paolinelli, fez um depoimento também como produtor. Falou sobre a necessidade de se investir ainda mais em biotecnologia. Avaliou questões como rotação da cultura buscando aumento de produtividade e qualidade do solo. Ele também contribuiu, revelando detalhes do trabalho feito pelos produtores de milho no Serrado brasileiro.

O engenheiro agrônomo Dirceu Gassen, também compôs a mesa. Pesquisador, gestor da área técnica, a palestra dele abordou como tema central a proteção de raízes. E o secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação no Rio Grande do Sul, Ernani Polo, igualmente participou do evento, apresentando detalhes do programa Conservar Para Produzir Melhor, ação que envolve uma série de entidades e instituições e tem o intuito de desenvolver uma cultura permanente de conservação do solo e da água, visando a produção com sustentabilidade.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024