Especial Expodireto: Comercialização de pivôs centrais tem expectativa positiva

As revendas Valley da região sul estão mobilizadas participando da 29ª ExpoDireto, que começou hoje e segue até o dia 9 de março, em Não-Me-Toque (RS)

05.03.2018 | 20:59 (UTC -3)
Faeza Rezende

As revendas Valley da região sul do Brasil estão mobilizadas participando da 29ª edição da ExpoDireto, que começou hoje e segue até o dia 9 de março, em Não-Me-Toque (RS). Focada na inovação e na proposta de soluções para o agronegócio, a feira recebeu mais de 240 mil visitantes e fechou mais de R$ 2 bilhões em negócios em sua última edição. Para este ano, a expectativa é ainda maior.

Cristopher Haselein Flores, gerente comercial da Irridrop, destaca que a expectativa para a edição deste ano é muito positiva, com a taxa de juros para irrigação em 7,5%. “Já está bastante atrativo, mas existem especulações sobre a redução dessa taxa em pelo menos um ponto. Contudo, essa possibilidade só pode ser concretizada na virada do ano agrícola, em junho. Alguns produtores estão dando uma “pisada no freio” para aguardar a possibilidade dos juros mais baixos, já que a  Taxa Selic teve uma grande redução e serve como balizador para as demais taxas. Porém, aqueles que já são irrigantes e estão mais estruturados vão começar a trabalhar já no próximo mês, devido a garantia e incremento de produção”, avalia. 

A Irridrop atende cerca de 340 pivôs na região e esse número tende a crescer. Cristopher explica que os fatores climáticos também estão contribuindo para a maior comercialização de pivôs no Rio Grande do Sul. No ano passado, a grande intensidade de chuvas praticamente não exigiu o uso de pivôs. No entanto, ele relata que a estiagem está muito forte em dois importantes momentos da produção: no nascimento das plantas e no enchimento de grãos. “Além disso, alguns dados climáticos mostram que este próximo ano agrícola será muito seco na região". 

Por isso, o gerente comercial ressalta que os interessados em adquirir pivôs centrais precisam ficar atentos. “Se o cliente tomar a decisão de adquirir o equipamento no período superior a um mês após a ExpoDireto, ou ainda após a virada do ano agrícola, dificilmente será possível entregar o pivô e montá-lo antes da safra de milho ou soja 2018/2019”, alerta, explicando que grande parte disso está relacionada às questões burocráticas e documentação necessária. Vale lembrar que o plantio do milho, principal cultura da região, é iniciado em agosto.

A participação da Valley na feira inclui equipe das suas seis revendas no Rio Grande do Sul: Pivotagro, Lavoro, Irrigasul, Irridrop, Infosafras e Doeler. 

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024