Especial Expodireto: Drakkar abre seu big data pela primeira vez

Esse conteúdo faz um tour por um banco de dados de mais de 14 anos, quase 2 milhões de hectares mapeados, mais de 500 mil amostras de solo, espalhadas em 7 estados do Brasil

06.03.2020 | 20:59 (UTC -3)
Ana Laura Paraginski

Pensando na tecnologia como aliada do produtor e dos profissionais do segmento, durante a 21ª Expodireto Cotrijal, a Drakkar resolveu abrir, pela primeira vez, o seu big data. Esse conteúdo faz um tour por um banco de dados de mais de 14 anos, quase 2 milhões de hectares mapeados, mais de 500 mil amostras de solo, espalhadas em 7 estados do Brasil. Esses dados foram divulgados na edição nº 12 do Jornal Agricultura de Precisão em Foco, uma produção da Drakkar Agricultura de Precisão com o apoio da Fatec Shunji Nishimura e da Agrocat. O tema central desta edição é Inteligência Artificial: uma nova fronteira para a Agronomia. 

“O conteúdo desta edição se caracteriza principalmente pela abordagem às novas tecnologias que estão aparecendo para contribuir com o mundo do agronegócio e não podíamos deixar de trazer dados do nosso big data. Até a nossa equipe ficou impressionada com a riqueza de informações geradas e quisemos compartilhar algumas com nossos leitores”, enfatiza o presidente da Drakkar e editor do jornal Dr. Alan Acosta.

O jornal foca no uso do big data e do data driven como ferramentas essenciais para rápidas tomadas de decisões nos negócios agrícolas. “Esta edição explica em detalhes essa nova onda tecnológica que se inicia no agronegócio. Para isso, fomos buscar ajuda em um dos principais centros de estudos práticos sobre o Big Data: a FATEC Shunji Nishimura de Pompéia, no interior paulista. Instituição que em 2016 idealizou e criou o primeiro curso do Brasil em Big Data no Agronegócio. O Prof. Dr. Tsen Chung Kang, um dos idealizadores do projeto, contou-nos como surgiu a demanda de mercado, o que é o Big Data, como irá impactar o agronegócio, o que já se sabe da aplicabilidade e para onde esse conjunto de tecnologias caminha. Para completar, solicitamos ao coordenador do curso, Prof. Dr. Luis Hilário Tobler Garcia, para escrever a Palavra do Especialista com o seguinte desafio: Big Data no Agronegócio: Sonho ou Realidade”, conta Acosta.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024