NOTÍCIAS

Especial Expodireto: Edição história da Expodireto Cotrijal abriu os portões nesta segunda (11)

Com 20 anos de história, em cinco dias de programação, 534 expositores, em 98 hectares, estão preparados para receber mais de 250 mil visitantes de mais de 70 países.

Os portões do parque da Expodireto Cotrijal se abriram na manhã desta segunda-feira, dia 11, em Não-Me-Toque, RS, para fazer do agro mais negócio, mais inovação e mais tecnologia. Em cinco dias de programação, 534 expositores, em 98 hectares, estão preparados para receber mais de 250 mil visitantes de mais de 70 países.

"São muito mais que números que fazem da Expodireto Cotrijal, uma das maiores feiras do agronegócio brasileiro, com expressividade internacional. Nesta edição histórica, em que chegamos aos 20 anos, estamos prestes a concretizar a maior e melhor feira de todos os tempos", apontou o presidente da Cotrijal, Nei César Manica. "Todas as atrações da programação estão mantidas e superamos com grandeza a intempérie climática que enfrentamos às vésperas da feira. O parque está pronto para receber os visitantes. Isso mostra que trabalhando juntos somos mais fortes. Esta é a força do agronegócio brasileiro", enfatizou Manica, sobre o temporal da tarde de sexta-feira, dia 8.

Cerimônia de abertura da Expodireto Cotrijal.

A abertura oficial foi realizada no Auditório Central, com destaque para a presença do vice-presidente da República, Hamilton Mourão. A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, relatou que a agricultura é uma das atividades que mais embarca tecnologia, tornando-se um motor da economia brasileira. Atendendo a um pedido do setor, ela relatou que o governo federal trabalha para oferecer um novo Programa de Modernização da Frota de Tratores Agrícolas e Implementos Associados e Colheitadeiras (Moderfrota).

O financiamento do setor também foi enfatizado pelo presidente da Cotrijal, Nei César Manica. Ele apontou a necessidade da ampliação de recursos complementares para aquisição de máquinas e equipamentos.

"Esperemos agora que o governo olhe com muito carinho para que, no primeiro semestre, o setor produtivo tenha atendido um pedido de suplementação", disse Manica para aplausos de todos os presentes.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, também marcou presença na cerimônia. Além dele, o prefeito de Não-Me-Toque, Pedro Paulo Falcão da Rosa; o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Luis Augusto Lara; os senadores Luis Carlos Heinze e Lasier Martins. No total, estavam presentes 15 deputados estaduais, sete deputados federais, seis secretários de Estado e os embaixadores de Nigéria, Gabão, Benim e África do Sul.

20 anos de história

A 20ª edição do evento promete ser um sucesso tão grande quanto em 2018, quando os expositores fecharam R$ 2,2 bilhões em negócios. Neste ano, programações especiais acontecem no parque para comemorar os 20 anos da feira: a Calçada da Fama do Agro; a experiência 360° com óculos de realidade virtual em uma retrospectiva dos principais momentos das duas décadas da Expodireto; uma exposição de fotos ‘linha do tempo’ com totem para fazer fotos, com impressão instantânea, na Casa da Família Cotrijal; distribuição de protetor solar; e totens carregadores para baterias de celular.

Parque ampliado e melhorado – Melhorias foram realizadas para receber os visitantes e expositores em Não-Me-Toque. Uma nova área foi adquirida, ampliando o parque, que hoje totaliza 98 hectares. Além disso, o setor de Produção Animal passa a funcionar em prédio fixo, em construção ao lado do Auditório da Produção. O Auditório da Produção foi reformado para receber 92 pessoas. Outros prédios do parque também receberam melhorias, inclusive os banheiros. Na área de Máquinas e Equipamentos, foi dobrada a capacidade do banheiro.

Debates em defesa do produtor – Reconhecida nacionalmente como um dos mais importantes palcos de debates sobre o agronegócio, a Expodireto Cotrijal está com vasta programação. Em 2019, o Fórum Nacional da Soja (evento é um dos destaques da feira todos os anos) chega a sua 30ª edição. Acontecem ainda o 15º Fórum Estadual do Leite, o 11º Fórum Nacional do Milho, o 12º Fórum Florestal do Rio Grande do Sul, o 4º Fórum Solos e Água, Troféu Semente de Ouro (que vai homenagear o pesquisador e professor Elmar Floss), Encontro de Empresárias Rurais Cotrijal/Bayer, Fórum Jovem Cooperativista, Fórum do Trigo, Fórum Soja Brasil e Audiência Pública da Comissão de Agricultura do Senado.

Calçada da Fama

Outro momento bastante aguardado nesse primeiro dia da Expodireto Cotrijal foi a inauguração da Calçada da Fama do Agro. Ato, logo após a cerimônia de abertura oficial da feira, foi marcado pelo forte prestígio de autoridades, imprensa e pela emoção de familiares dos homenageados. O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e a ministra da Agricultura Tereza Cristina acompanharam cerimônia.

Nas placas em bronze, com o símbolo de uma folha, figura o nome de 20 lideranças políticas e personalidades do agro brasileiro, entre elas os ex-ministros da Agricultura Roberto Rodrigues e Francisco Turra, que falou em nome dos homenageados.

 “Chegar na Expodireto como eu chego há 20 anos é poder espiar o futuro. O nosso sentimento é único. Olhamos para o passado, mas vemos tecnologias novas, a multiplicação das sementes. Enfim, estamos todos eufóricos a cada edição da Expodireto”, falou Turra.

 Homenageados

  •  Ana Amélia Lemos
  • André Pessôa
  • Antônio Sartori
  • Carlos Rivaci Sperotto (in memoriam) 
  • Dirceu Neri Gassen (in memoriam)
  • Erlei Melo Reis 
  • Francisco Matturro
  • Francisco Sérgio Turra
  • Irmfried Otto Ingbert Harry Schmiedt (in memoriam)
  • José Luiz Tejon Megido
  • José Tadashi Yorinori (in memoriam)
  • Kurt Gottfried Kissmann (in memoriam)
  • Luis Carlos Heinze
  • Nei César Manica
  • Odacir Klein
  • Ottoni de Sousa Rosa
  • Paulo Sérgio Pinto
  • Roberto Rodrigues
  • Rui Polidoro Pinto
  • Shiro Nishimura

A feira segue até sexta-feira (15), no Parque da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque. São esperados cerca de 265 mil visitantes nesta edição do evento.

ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura