NOTÍCIAS

Especial Expodireto: Fertiláqua auxilia a minimizar perdas da estiagem

Produtores que usam os condicionadores de solo da Fertiláqua têm limitado suas perdas.

O estado do Rio Grande do Sul tem passado por um período de seca que tem afetado drasticamente as lavouras de soja e de milho. As condições climáticas adversas nesta temporada estão prejudicando muitos produtores com perdas de mais de 70% na safra de milho e 35% na de soja, segundo a FecoAgro-RS - Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul.

Diante desse cenário, o produtor deve encontrar soluções que possam o auxiliar a minimizar as perdas neste momento. Segundo Evandro Carlos Binsfeld (Bife), diretor comercial da Fertiláqua, estudos feitos pela companhia mostram que solos mais bem estruturados e conduzidos, com manejo adequado, proporcionam maior produtividade.

Produtores que usam os condicionadores de solo da Fertiláqua têm limitado suas perdas. O produto atua para estruturar um sistema radicular mais eficiente e acessar água mais profundamente ao longo do perfil do solo e com isso as plantas sentem menos condições de estresse. Também é promovido melhorias físicas no solo em áreas com compactação menor, favorecendo o desenvolvimento de raízes. A solução proporciona melhor aproveitamento de fertilizantes, logo plantas mais bem nutridas.

“Você só percebe que está com problemas na condição do solo, em períodos de maior necessidade de demanda hídrica, caso que foi potencializado nesta safra 2019/2020, e que estava ausente nos últimos anos, tirando algumas regiões específicas do Rio Grande do Sul”, explica Bife.

Pensando nisso, a Fertiláqua irá promover em sua participação na Expodireto Cotrijal, entre 2 e 6 de março, dois debates com o tema “As vantagens do uso de condicionadores de solo durante o período de estiagem”, com Telmo Amado, doutor em solos; Adelar Schmit, especialista em solos; e Dorotéia Alves, doutora em solos. O debate será intermediado por Camilla Telles, influenciadora digital do agronegócio. Os debates acontecem nos dias 3 e 4, às 14h30.

"Grandes produtores, os campeões em produtividade, afirmam que o grande passo para alcançar altos tetos de produtividade é ter o cuidado com a estrutura do solo, tão importante quanto os outros processos na produção e que influencia diretamente nos resultados da safra”, afirma o diretor.

A Fertiláqua também terá em seu estande a exposição de produtos da Fertiláqua Store, Grife do Grupo, com artigos como camisetas e camisas, bonés, coturnos, acessórios e diversos utensílios.

A Expodireto Cotrijal está em sua 21ª edição na cidade de Não-Me-Toque/RS e é considerada uma das maiores feiras do agronegócio internacional e referência nacional em tecnologia e negócios.

Realizado desde o ano 2000, o evento conta com cerca de 250 mil visitantes de mais de 70 países e 527 expositores, contribuindo para o desenvolvimento do setor como um todo.

“A Fertiláqua está junto ao produtor para a construção do solo, um dos maiores patrimônios da agricultura, com uma equipe técnica com profissionais de alta qualidade. Com as ferramentas que possuímos, vamos construir uma estrutura para minimizar estes impactos que tanto os limitam financeiramente”, conclui.

ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura