Especial Expodireto: Geoplan mostra resultados do controle biológico de pragas via drone

A empresa está apresentando, no estande da CCGL, estes e outros resultados na 21ª edição da Expodireto

04.03.2020 | 20:59 (UTC -3)
Kátya Desessards

O controle biológico de pragas em lavouras de qualquer tamanho é uma realidade e custa até 30% menos que o controle tradicional com agroquímicos. No Rio Grande do Sul, é a Geoplan, empresa do engenheiro agrônomo e produtor rural, Cristiano Gotuzzo, que tem obtido resultados sistemáticos. A empresa está apresentando, no estande da CCGL, estes e outros resultados na 21ª edição da Expodireto, em Não-Me-Toque/RS.

Sobre os resultados, por exemplo, na safra anterior (2018/2019) a Geoplan realizou o controle de pragas com aplicação de agentes biológicos via drone em 10 propriedades produtoras de milho e soja, em municípios da Região Sul do RS. Foram mais de 1,5 mil hectares, onde registraram 100% de resultado, sem incidência de praga.

Na atual safra (2019/2020), o espectro aumentou. Foram cerca de 40 propriedades e mais de 4 mil hectares, pelo estado do RS, que aderiram ao manejo biológico de controle de praga, ecologicamente sustentável e que preserva o meio ambiente. “Ou seja, o produto final é de qualidade superior, tem o mesmo nível de resultado de produção na comparação do manejo com químicos”, explica Gotuzzo.  

Além disso, tem três grandes diferenciais competitivos: não agride o meio ambiente, o produto final é saudável, e impactada, positivamente, o valor final do custo da produção. Ou seja, o produtor gasta muito menos. “Na comparação, o uso de controle com agrotóxico custa, em média, R$ 50,00 a aplicação e precisou, nesta safra, ser realizada pelo menos de 3 a 5 aplicações em lavouras de milho. Já nas propriedades com o manejo de controle biológico de pragas, a aplicação custou R$ 40,00 e precisou ser realizada apenas uma vez”, afirma Gotuzzo.

Recentemente, a Geoplan participou de um estudo da CCGL que, em parceria com a Setrem e a Bioin, fizeram pesquisa do controle de pragas, com aplicação de agentes biológicos via drone, em milho. Os resultados desse estudo serão divulgação pela CCGL na Expodireto 2020.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024