Especial Expodireto: Monsanto divulga os resultados de produtividade com a tecnologia para o milho VT PRO3 e apresenta RefúgioMax

Cresce a adoção da tecnologia nas áreas de safra verão no Rio Grande do Sul. RefúgioMax é a marca que trará cinco novos híbridos de alto potencial produtivo para as áreas de refúgio

09.03.2016 | 20:59 (UTC -3)
Claucio Brião

A Monsanto chega à 17ª edição da Expodireto Cotrijal por meio das marcas de sementes milho: Dekalb, Sementes Agroceres e Agroeste que disponibilizam ao produtor 17 diferentes híbridos com alto potencial produtivo associados ao principal diferencial da tecnologia VT PRO3: proteção das raízes da planta do milho. Mais de sete mil produtores plantaram a tecnologia na safra verão 2015/2016.

“Os produtores percebem os diferenciais oferecidos pela tecnologia, principalmente nesta safra na qual os desafios climáticos poderiam ter oferecido algum tipo de perda nas lavouras”, explica Guilherme Lobato, gerente de biotecnologia milho da Monsanto. “Uma raiz bem nutrida mantém o sistema radicular equilibrado, melhora o desempenho fisiológico e favorece o bom desenvolvimento e sanidade da raiz”, complementa Lobato.

O produtor Gustavo Barbieri, de Seberi (RS), passou a perceber a importância da raiz da planta de milho depois que plantou VT PRO3 em 300 hectares de sua área na primeira safra comercial da tecnologia. “Tive um aumento de 20% na produtividade do milho. Notei o aumento no volume de raiz, principalmente, quando passamos pelo período de estiagem”, analisou Gustavo. “Neste ano, plantei 500 hectares. A diferença é visível, principalmente quando faço a comparação com as plantas da área de refúgio que não tem a tecnologia”, conclui o produtor que recomenda a adoção da técnica para a manutenção dos diferenciais de VT PRO3. “Temos que fazer para não perder esse tipo de resultado”, enfatiza Barbieri.

Rafael Moreno, produtor com 200 hectares de milho plantados em Santo Ângelo (RS), região que apresenta incidência de diabrótica, notou as raízes de suas plantas mais conservadas. O bom enraizamento contribuiu com o aumento da produtividade de sua lavoura. “Terei um ganho médio acima de 5,5 sacos na minha área”, afirma.

Alexandre Van Ass, de Palmeira das Missões (RS), também percebeu os benefícios da tecnologia nas raizes de sua lavoura de milho. “Tive menos problemas com o acamamento, a qualidade e a sanidade da planta são nítidas”, oberva. “Também não precisei fazer qualquer aplicação de inseticida para controlar as lagartas que atacam a parte aérea do milho”, acrescenta Alexandre sobre os outros diferenciais de VT PRO3.

VT PRO3 tem duas proteínas Bts contra pragas da parte aérea e uma específica para o controle da larva alfinete (Diabrotica speciosa) que fica escondida no solo e se alimenta das raízes do milho, diminuindo assim, a capacidade de absorção de água e nutrientes pela planta. A tecnologia atua também contra as pragas que atacam as folhas, colmo e espiga do milho – lagartas do cartucho, da espiga, elasmo e broca do colmo. A tolerância ao herbicida glifosato também é um diferencial de VT PRO3 já que flexibiliza o manejo de plantas invasoras no cultivo da cultura.

Para preservar a longevidade dos benefícios que tecnologia VT PRO3 oferece ao produtor, a Monsanto recomenda o plantio de pelo menos 10% da área total com sementes convencionais ou tolerantes ao glifosato. O plantio do refúgio tem por objetivo manter uma população de lagartas sensível às proteínas Bt, ou seja, não resistentes. Com isso, os insetos adultos das pragas que se desenvolveram na área de refúgio vão acasalar com qualquer indivíduo resistente que possa ter sobrevivido ao milho Bt e transmitir novamente a suscetibilidade ao Bt para as gerações seguintes, assegurando a eficácia da tecnologia no controle das pragas.

Parceira do produtor, a Monsanto apresenta também a primeira marca brasileira de sementes de milho para o Refúgio, a RefúgioMax. A marca oferecerá sementes não-Bt de alto potencial produtivo. Os agricultores terão acesso a esses híbridos a partir da safra de verão 2016/17 e safra de inverno 2017.

Nesta primeira safra, serão disponibilizados cinco híbridos da marca RefúgioMax para diferentes regiões brasileiras. Esses propiciam para o cultivo grande amplitude de plantio, boas características de sanidade de planta e qualidade de grãos. Esse portfólio foi construído seguindo os critérios de avanço e melhoramento da rede de ensaios da Monsanto, garantindo alto critério de seleção e posicionamento dos híbridos.

O lançamento da marca RefúgioMax reforça a importância que a Monsanto dá para o refúgio. Desde o lançamento das tecnologias Bt no País, a empresa tem estimulado a adoção do refúgio estruturado para a manutenção dos diferenciais de suas tecnologias. Desde então, tem oferecido aos produtores alternativas, serviços e informações para facilitar a introdução do refúgio nas lavouras brasileiras.

A aquisição poderá ser feita por qualquer agricultor, por meio dos parceiros comerciais das marcas de sementes de milho da Monsanto: Dekalb, Sementes Agroceres e Agroeste. As marcas de milho da Monsanto têm espaços exclusivos na Expodireto Cotrijal e oferecem aos visitantes informações sobre os híbridos com a tecnologia VT PRO3 que melhor se adaptam às condições de sua região. Também são apresentados serviços exclusivos e diferenciados que cada uma oferece a seus clientes.

DEKALB

A Dekalb, marca referência em híbridos de alta produtividade, tem possibilitado ao longo de sua história que agricultores de diferentes partes do mundo alcancem melhores resultados em suas lavouras. Ela chega à Expodireto com híbridos para o multiplantio: DKB 230 PRO3, hiperprecoce de melhor performance na região; DKB 240 PRO3 super precoce que oferece estabilidade e o DKB 290 PRO3 precoce de alto teto produtivo. “O plantio de três híbridos de diferentes ciclos favorece o manejo, auxilia a minimizar perdas em adversidades climáticas, e propicia o escalonamento da entrada de máquinas na lavoura”, explica Hugo Carlos, gerente de marketing da marca Dekalb.

SEMENTES AGROCERES

A Sementes Agroceres mostra na Expodireto Cotrijal seus híbridos de maior produtividade no Sul do país. “O AG 9025 PRO3 registrou em uma propriedade da Região das Missões no Rio Grande do Sul a média de 280 sacos colhidos por alqueire”, conta Thiago Bortoli, gerente de marketing da marca. A Sementes Agroceres também oferece com exclusividade ao mercado o único híbrido com a tecnologia VT PRO3 direcionado ao cultivo de milho para silagem AG 8690 PRO3. Outra opção ao produtor gaúcho, que visa estabilidade produtiva à lavoura, é o AG 8780 PRO3. Dentro da celebração de seus 70 anos, a Sementes Agroceres está promovendo a campanha ´Orgulho de Produzir'. Trata-se de uma plataforma digital, representada por uma árvore virtual que conectará os agricultores e parceiros da marca. A cada novo depoimento recebido, a marca plantará uma muda de árvore numa área de preservação permanente que fica unidade da Monsanto em São José dos Campos (SP).

AGROESTE

A marca Agroeste, comprometida em oferecer produtos e soluções com consultoria técnica ao produtor durante todas as etapas de cultivo das principais culturas de grãos, apresenta na Expodireto Cotrijal um amplo portfólio de híbridos entre eles o superprecoce versátil e produtivo AS1666 PRO3 que apresenta rápida resposta aos manejos agronômicos e o hiperprecoce para abertura de plantio AS 1677 PRO3.

Na parte de serviços, a marca leva à feira o primeiro projeto direcionado ao atendimento de produtores de milho para silagem: A Blitz da Silagem. Por meio de uma carreta que percorre as principais bacias leiteiras dos estados, a equipe de técnicos da Agroeste orienta os produtores para a correta adoção de técnicas para a ensilagem. “No Rio Grande do Sul esperamos atingir 400 produtores”, afirma Bernardo Coelho gerente de marketing da Agroeste. Durante a passagem da carreta é feita a recomendação aos produtores e posteriormente, uma análise para verificação da adoção das técnicas”, explica Bernardo. Recomendações como confecção de silagem de alto valor nutricional; melhores híbridos e épocas de plantio; ponto de ensilagem; tamanho de partícula; tipos de fermentação, estão entre as orientações do time da Agroeste. “A carreta é altamente equipada com ferramentas necessárias para o diagnóstico das propriedades”, complementa o gerente de marketing.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024