Especial Expodireto: Não-Me-Toque tem sua história contada por crianças do município em livro lançado durante a Expodireto Cotrijal

A feira foi palco para o lançamento da obra que reúne as impressões das crianças da rede pública do município coletadas e retratadas pelo autor José Santos

09.03.2016 | 20:59 (UTC -3)
Claucio Brião

Não-Me-Toque acaba de ganhar um importante incentivo para preservar suas raízes históricas e culturais. O projeto 'A Cidade da Gente', patrocinado pela Monsanto, lançou durante a Expodireto Cotrijal um livro sobre o município. O lançamento da obra literária, resultante de um trabalho realizado com crianças da rede pública de escolas municipais, aconteceu no dia 8 de março, às 15h, na Administração do Parque de Exposições da Expodireto Cotrijal.

Esteve presente no evento o escritor mineiro José Santos, que participou do projeto. Com apoio da Secretaria Municipal da Educação, serão distribuídos, gratuitamente, 2,6 mil exemplares ao público.

Com o objetivo de despertar o gosto pela leitura e escrita em estudantes de Ensino Fundamental, o projeto torna as crianças protagonistas de suas próprias histórias e valoriza lugares importantes da memória coletiva da cidade. Para isso, em 2015, alunos do 4º ao 7º período visitaram os principais núcleos históricos e pontos turísticos para elaborar textos com a descrição do que viram e sentiram naqueles lugares.

Em julho de 2015, José Santos, conhecido por escrever livros direcionados ao segmento infanto-juvenil, se reuniu com as crianças não-me-toquenses para ouvir suas histórias, registros e observações sobre a cidade. Depois de alguns meses de trabalho, com apoio de professores,o projeto 'A Cidade da Gente', traz o livro à comunidade.

Patrocinado pela Monsanto e publicado pela Editora Olhares, a iniciativa 'A Cidade da Gente' abrange também as cidades de São José dos Campos (SP), Não-Me-Toque (RS), Paracatu (MG) e Balsas (MA). Ao todo, serão entregues 13 mil livros impressos.

“O valor, o olhar e a dedicação das pessoas constrói histórias. A Monsanto é uma empresa que acredita na força das pessoas e este projeto reflete a nossa filosofia como empresa, além de mostrar a nossa contribuição com a comunidade local”, afirma a gerente de Sustentabilidade e Engajamento com a Comunidade da Monsanto, Silene Chiconini. Além de trazer inovação tecnológica para o agronegócio, a empresa é parceira dos agricultores e das comunidades onde atua, auxiliando-os em seus principais desafios e compartilhando conhecimento.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024