Especial Expodireto: Plantadeira dobrável Momentum é lançada pela Massey Ferguson na feira

Novidade é o primeiro projeto global da AGCO desenvolvido totalmente no Brasil

11.03.2019 | 20:59 (UTC -3)
Ana Beatriz Paschoal

A Massey Ferguson traz à Expodireto Cotrijal 2019 uma novidade que promete revolucionar o plantio, em especial nas grandes propriedades. No período de 11 a 15 de março, produtores rurais poderão conferir o pré-lançamento no mercado brasileiro da série de plantadeiras dobráveis Momentum, projeto que visa trazer a melhor qualidade de plantio do mundo para as lavouras brasileiras e oferecer maior versatilidade para transporte e agilidade ao agricultor. O lançamento oficial ocorrerá durante a Agrishow 2019, de 29 de abril a 3 de maio, em Ribeirão Preto (SP).

Primeiro projeto global da AGCO – empresa detentora da marca – desenvolvido 100% no Brasil, a Momentum terá versões de 24, 30 e 40 linhas no espaçamento de 45 cm e caixa de armazenamento de 5.130 litros de sementes. A plantadeira estará disponível para comercialização nas mais de 200 concessionárias Massey Ferguson, distribuídas por todas as regiões do Brasil.

Dobrada, a medida da plantadeira é de 3,6 m, sem a necessidade de desmontagem de qualquer componente para tal. Além disso, se for necessário transportar a máquina em rodovias utilizando caminhões prancha, basta remover dois rodados e duas linhas de plantio do suporte central da máquina, e a mesma ficará com três metros de largura, podendo ser transportada sem a necessidade de batedores. Ideal para grandes propriedades, a novidade chega para colocar o plantio brasileiro em um novo patamar, desde a inovação no transporte do implemento, até na qualidade do plantio.

“A Massey Ferguson está constantemente em busca das melhores soluções para as necessidades do campo e este lançamento vai ao encontro dessa estratégia. A série Momentum vem para revolucionar o mercado de plantadeiras por ter os melhores e mais agronomicamente efetivos sistemas de plantio, além disso, por de ser dobrável, proporciona maior versatilidade na utilização visando acertar sempre a janela correta de plantio”, diz Vinicius Gehlen, supervisor de Marketing de Plantadeiras & Fenação da AGCO.

Altamente tecnológica, a Momentum é capaz de atingir velocidades de plantio acima de 10km/h. A plantadeira também possui autonivelamento dos suportes das linhas chamado Sistema Smart Frame, permitindo à máquina manter todas as linhas sempre em contato com o solo, depositando sementes na profundidade correta mesmo em bases largas e curvas de nível. Disponível nas versões de 24, 30 e 40 linhas, a largura de trabalho é de 10,2m, 13,5m e 18m, respectivamente. Além disso, a máquina é extremamente simples de ter seu espaçamento correto, sendo possível alterar de 45 cm para 50 cm em menos de duas horas em uma máquina de 40 linhas.

Com tecnologia 100% Precision Planting, a Momentum garante a melhor distribuição de sementes do mercado, com níveis de singulação de até 99,6% no milho. Novidade exclusiva na Massey Ferguson, o monitor 20/20 Geração 3 possibilitará que o produtor faça monitoramento de dados do implemento em tempo real, acompanhando informações linha a linha como população, singulação (falhas e duplas), espaçamento, velocidade de plantio, entre outros, o que permite guiar melhor as decisões de plantio em tempo real.

Além do 20/20, essa série de plantadeiras sai de fábrica equipada com o dosador de sementes vSet2, que oferece a melhor distribuição do mercado, aumentando consideravelmente a produtividade nas lavouras e evitando falhas e duplas ao depositar sementes ao solo. Outra tecnologia Precision Planting presente nas plantadeiras Momentum, é o vDrive, que realiza o controle total de cada linha individualmente, garantindo população exata de sementes, oferece compensação em curvas e possui o recurso de desligamento linha a linha, evitando a sobreposição de sementes no plantio, eliminando custos extras.

Conheça outros diferenciais da Momentum

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024