Especial Expodireto: Rio Grande do Sul representa 30% dos produtores brasileiros que plantaram Intacta RR2 Pro nesta safra

Além dos benefícios oferecidos pela tecnologia da Monsanto, serviços diferenciados chegam ao campo por meio do programa Os Eleitos

08.03.2016 | 20:59 (UTC -3)
Claucio Brião

A cada ano aumenta no campo a adoção do uso de sementes de soja com a tecnologia Intacta RR2 Pro da Monsanto. Os produtores reconhecem os três benefícios da tecnologia e, em sua terceira safra comercial, os números comprovam a eficácia: Cerca de 95 mil produtores brasileiros escolheram Intacta RR2 Pro, destes, aproximadamente 30% são gaúchos. Na safra anterior, 2014/2015, dos 55 mil sojicultores que optaram pela tecnologia 26% eram do Rio Grande do Sul.

“Com o aumento da participação no mercado surgem novos desafios. Precisamos esclarecer dúvidas dos produtores que escolheram a Intacta e levar serviços personalizados a eles, e é nisso que estamos focados agora", afirma a gerente de marketing Intacta da Monsanto Adriana Rizzo Bernardet. “Durante a semana da Expodireto Cotrijal, os visitantes contarão com a orientação da equipe da Monsanto e de ferramentas interativas que facilitam o acesso à informação", acrescenta a gerente.

No estande da empresa, vídeos informativos serão exibidos em totens e em óculos de realidade virtual. O objetivo do material é esclarecer dúvidas frequentes dos produtores, como: armazenamento de grãos na propriedade, volume de entrega e a importância da aquisição de sementes certificadas. “A semente certificada é a forma mais segura e econômica de utilizar a tecnologia Intacta RR2 Pro, por ter garantia de origem, ser mais qualificada em função da carga de pesquisas que carrega, ter genética apurada e oferecer mais segurança ao produtor", explica Marcio Boralli, gerente de negócio Intacta da Monsanto. Assim como acontece no caso de outras tecnologias, o uso de semente certificada ajuda o produtor a obter um retorno ainda maior dos benefícios da tecnologia Intacta RR2 Pro.

Outro destaque da área de soja da Monsanto é o programa de acompanhamento de produtores no campo chamado “Os Eleitos". O grupo formado atualmente por quatro mil agricultores recebe um atendimento diferenciado. Os Eleitos foram os primeiros sojicultores que aceitaram fazer os testes com soja com tecnologia Intacta RR2 Pro. “Eles foram os pioneiros e fizeram parte do maior estudo de campo no mundo, antes do lançamento comercial", relata a gerente Adriana “Queremos que o número de Eleitos cresça"conclui.

No Rio Grande do Sul, 480 agricultores recebem serviços exclusivos por meio deste programa, que incluem:

• A oportunidade de experimentar em primeira mão os benefícios oferecidos pela tecnologia em suas propriedades por meio da demonstração de variedades novas em áreas de Difusão de Mercado e/ou Ensaios de Cultivares (Strip Test).

• Auxílio na recomendação, no posicionamento correto e personalizado das variedades de soja para sua(s) Fazenda(s);

• Auxílio nas recomendações de Manejo de Plantas Daninhas e Manejo Integrado de Pragas;

• Auxílio nos processos comerciais de Segregação de Silos e aumento do volume de entrega;

• Acesso às principais novidades e informações técnicas das tecnologias Monsanto;

• Consultoria técnica com a recomendação personalizada de como estruturar o refúgio dentro da fazenda.

O produtor Cezar Marques Santiago, de Santa Maria (RS), é eleito desde os primeiros testes de campo. “Fazer parte deste programa é estar na vanguarda da tecnologia", afirma. “Tenho acesso às novidades para testar, recebo assistência técnica especializada para o manejo, variedades que se adaptam a minha região, orientação para o Refúgio, segregação...", enumera o produtor. “Durante o cultivo, sempre tive problema com o controle de plantas daninhas como a buva, mas com o apoio do time de Intacta somado aos diferenciais da tecnologia, a produtividade da minha lavoura cresceu 10%" revela Cezar. O sojicultor de Santa Maria também faz 20% de Refúgio estruturado em sua área e o dispõe de acordo com as orientações da equipe que o acompanha.

“Entre os Eleitos, vemos uma adoção ainda mais forte do Refúgio", mostra Fernando Vitale, gerente de soja da Monsanto responsável por este acompanhamento. Com relação à conscientização sobre a importância da adoção do Refúgio estruturado em lavouras de soja, os visitantes contarão na Expodireto Cotrijal com um game que reforçará os conceitos da maneira correta para a aplicação desta técnica. Outra ação será a orientação de entomologistas para o reconhecimento ao vivo das lagartas que oferecem as maiores perdas no campo. O refúgio em áreas cultivadas com sementes que contêm tecnologias Bt, resistentes a pragas, retarda a seleção de insetos resistentes, trazendo benefícios a longo prazo ao agricultor no manejo das principais lagartas da cultura.

O produtor poderá obter mais informações sobre a tecnologia durante a Expodireto Cotrijal, no espaço da Monsanto entre os dias 7 e 11 de março, em Não-Me-Toque (RS). Intacta RR2 Pro protege as lavouras contra a lagarta da soja, lagarta falsa medideira, broca das axilas, também conhecida como broca dos ponteiros, lagarta das maçãs, lagartas do tipo elasmo e as do gênero Helicoverpa. A tecnologia permite ainda flexibilidade no manejo de plantas daninhas devido à tolerância ao herbicida glifosato. A Intacta RR2 Pro foi a primeira tecnologia desenvolvida pela Monsanto para o mercado fora dos Estados Unidos, após 11 anos de estudos e pesquisas no Brasil. A tecnologia teve o maior estudo de campo já realizado do mundo, com 1,5 mil áreas experimentais em duas safras (2011/12 e 2012/13), em propriedades localizadas em 419 municípios de 14 estados brasileiros, além do Distrito Federal.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024