Especial Expodireto: Tecnologia e soluções em nutrição de plantas marcam a presença da Yara na Expodireto Cotrijal 2018

Com o lançamento de uma plataforma digital, a empresa reforça seu compromisso em oferecer a melhor solução em nutrição de plantas aliada a expertise agronômica

02.03.2018 | 20:59 (UTC -3)
Lenita Sampaio Aquilino

O mercado agrícola do Rio Grande do Sul começou o ano aquecido. De acordo com dados divulgados pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o primeiro mês do ano registrou uma alta nas exportações do agronegócio gaúcho, com a soma de US$ 796 milhões, um crescimento de 15,4% em relação ao mesmo período de 2017.

Neste cenário positivo, a Yara chega à edição 2018 da Expodireto Cotrijal, importante feira do segmento agrícola, que acontece de 5 a 9 de março, em Não-Me-Toque (RS). Na ocasião, a companhia trará programas nutricionais que visam aumentar a produtividade e rentabilidade dos agricultores, aliados às tecnologias disponíveis, como o lançamento da plataforma digital MEGALAB, que junto ao conhecimento agronômico, aumentam o valor agregado das lavouras e das culturas.

"Nesta edição da Expodireto Cotrijal, nosso objetivo é salientar aos produtores que podem contar com o conhecimento, os produtos e as soluções da Yara no apoio de seus negócios para que se tornem rentáveis de maneira responsável, ao mesmo tempo em que nutrem e protegem os recursos naturais, alimentos e meio ambiente", ressalta João Benetti, diretor Comercial da Yara para a região Sul.

O estande de mil metros quadrados trará espaços exclusivos dedicados às negociações e contará com áreas de descompressão aos visitantes. Os especialistas agronômicos estarão presentes durante toda a semana para esclarecer dúvidas e orientá-los sobre a melhor solução para a lavoura, com destaque aos programas nutricionais direcionados às principais culturas da região: SuperSoja, MaisMays, NutriPasto e ProTrigo (soja, milho, pastagem e trigo, respectivamente). Além disso, a Yara também apresenta o YaraVitaGOTAMAX, que atua como adjuvante na pulverização para aumentar a performance de aplicação, homogeneizando as gotas aplicadas.

"As soluções em nutrição da Yara unem a mais alta tecnologia em fertilizantes com o sólido conhecimento agronômico da companhia. O objetivo é sempre ajustar a realidade, as metas dos sistemas produtivos e as necessidades dos agricultores, para elevar sua produtividade com rentabilidade", destaca Diego Guterres, especialista Agronômico da Yara.

Inovação e tecnologia

Um dos pontos altos da participação da Yara na Expodireto Cotrijal é a exposição do MEGALABTM, uma plataforma com sistema digital que realiza uma recomendação personalizada sobre a solução nutricional de plantas a partir da coleta e análise de amostras de solo e folha, resultando na indicação do melhor programa nutricional para o talhão avaliado.

O MEGALAB une a tecnologia com a expertise agronômica da Yara para ser mais um aliado na nutrição adequada para todas as culturas, considerando as necessidades do agricultor e da planta. "A Yara está apostando forte no uso da tecnologia em grande escala, para gerar valor adicional para o agricultor. Isto inclui ferramentas digitais, onde estamos introduzindo soluções que ajudem nosso cliente a maximizar o retorno do uso de programas nutricionais", conclui Daniel Accioly Rosa, gerente de Agricultura Digital da Yara.

Mercado estratégico

O Brasil desempenha um papel altamente estratégico nos negócios da Yara, sendo responsável por um terço do volume e um quarto do faturamento global da empresa. "O principal plano da empresa no País é o de contribuir para o crescimento da agricultura brasileira de maneira sustentada, com forte valor agregado ao agricultor", afirma Benetti.

Nesse contexto, o Rio Grande do Sul é um estado-chave para a empresa e, por isso, a Yara está investindo R$ 1,3 bilhão no complexo de Rio Grande para atender à demanda dos estados da região Sul, além do Mato Grosso do Sul e do Paraguai, nos próximos 25 anos. O projeto prevê a inauguração de novos armazéns, instalação de novas plantas de granulação, de acidulação e de ensacados (50kg) e big bags (1t.) totalmente automatizadas, além de linhas de mistura e granulação, o polo vai contar com novas linhas de ensaque 100% automatizadas, com novos armazéns de fertilizantes e matérias-primas e com uma área logística para carregamentos e distribuição, visando a duplicação da capacidade de produção e de mistura de fertilizantes.

No Rio Grande do Sul também é mantida a sede da empresa no Brasil, em Porto Alegre, quatro unidades industriais misturadoras, localizadas em Porto Alegre, Canoas, Cruz Alta e Rio Grande, além de píer próprio e duas fábricas para produção de fosfatados e NPK em Rio Grande.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024