Especial Expodireto: vDrive agora é item de fábrica nas plantadoras Valtra

Motor elétrico aumenta a produtividade do plantio na lavoura e gera economia na manutenção do implemento; novidade é apresentada na Expodireto Cotrijal 2019

11.03.2019 | 20:59 (UTC -3)
Danilo Fernandes

A Valtra apresenta na Expodireto Cotrijal 2019 o vDrive, última geração de controladores elétricos de dosagem de sementes da Precision Planting, como item de fábrica das suas plantadoras. A feira de agronegócios acontece em Não-Me-Toque (RS), de 11 a 15 de março. A tecnologia do vDrive torna o plantio mais simples e econômico e é oferecida, exclusivamente, como opcional de fábrica das plantadoras HiTech e Frontier CFS. Na nova plantadora Momentum, o vDrive será item de série.

“As plantadoras com o vDrive são capazes de extrair o melhor de diferentes tipos de solo no momento do plantio. Se combinada com um mapa de fertilidade, a tecnologia faz a variação das quantidades de sementes instantaneamente e com alta precisão. A correção da distribuição de sementes acontece em tempo real. Com o vDrive, o agricultor passa a ter uma plantadora independente a cada linha do seu implemento”, diz Douglas Vincenzi, gerente de Marketing de Produtos Implementos de Plantio e Fenação da AGCO.

O vDrive é um motor elétrico que substitui toda a parte de transmissão mecânica do implemento. Plantadoras com a transmissão mecânica exigem manutenção e lubrificação constantes, o que aumenta os custos de plantio e impacta o tempo de trabalho do agricultor. Conectado ao novo monitor 20/20, o sistema controla o plantio linha por linha e garante espaçamento e distribuição de sementes conforme o definido no mapa de fertilidade do solo. O vDrive oferece o maior nível de singulação (99,6%) disponível no mercado, reduzindo de modo significante a competição entre as plantas.

O motor também permite o desligamento em tempo real linha a linha, evitando sobreposição de sementes em linhas já trabalhadas. Outro ponto fundamental é a compensação em curvas. A função faz com que a distribuição de sementes em curvas seja feita de maneira igualitária, ao contrário do que acontece com sistemas de transmissão mecânica, onde a parte de dentro da curva recebe mais sementes, enquanto a de fora fica com uma semeadura desigual.

Integrado ao GPS do trator, o monitor 20/20, da Precision Planting, torna a gestão da lavoura data driven, com informações precisas em tempo real e interface intuitiva, que exibe o desempenho e as condições de campo semente por semente, planta por planta, gota a gota, otimizando as decisões de plantio, colheita e aplicação. É mais um item que habilita o agricultor para a chamada “agricultura de decisão”.

Plantadora HiTech e Frontier CFS

A Série HiTech de plantadoras Valtra é oferecida tanto nas versões Semente e Adubo quanto nas versões Seed (somente sementes), e ainda podem ser equipadas com o sistema de transmissão hidráulica que permite a aplicação de adubo e semente em taxa variável, além de oferecer um aumento na capacidade de semeadura e robustez para enfrentar longas jornadas na lavoura.

Já a plantadora Frontier CFS possui uma caixa central com capacidade de 1.450 litros, ou um big bag inteiro, o que contribui para um reabastecimento de sementes mais veloz e, consequentemente, para o aumento de disponibilidade do implemento. O dosador pneumático atua em conjunto com o sistema pantográfico para garantir uma aplicação regular e precisa mesmo em solos irregulares. O modelo também possui menos pontos de lubrificação na linha de plantio do que a média do mercado, demandando menor tempo para manutenção e, consequentemente, deixando o equipamento mais tempo disponível para o plantio.

Compartilhar

Mosaic Performa Bio Marco