Especial Expointer: 34° Prêmio Gerdau Melhores da Terra apresenta vencedores na Expointer

Os vencedores da 34ª edição do Prêmio Gerdau Melhores da Terra foram anunciados durante a 41ª edição da feira agropecuária Expointer

28.08.2018 | 20:59 (UTC -3)
Ana Paula Camargo

Na categoria "Novidade Expointer Agricultura Familiar", a vencedora foi a transplantadeira PH1 da Yanmar. O equipamento de transplantio de mudas de hortaliças, como alface e couve, possui baixo consumo de combustível com autonomia de até 7 horas e rendimento a partir de 2 mil mudas/hora. A transplantadeira propicia ganhos em ergonomia e tempo aplicado na atividade, uma vez que substitui o trabalho manual. Ela melhora a uniformidade do plantio e, consequentemente, também da colheita.

Por sua vez, na categoria “Novidade Expointer Agricultura de Escala”, o distribuidor autopropelido Pegasus 4.6 AIR, produzido pela Pla, foi o vencedor. O equipamento atua na distribuição de insumos sólidos granulados, como sementes e fertilizantes, por meio de um sistema mecânico-pneumático, gerando mais produtividade e menor desperdício. A distribuição é feita ao longo de 18 pontos nas barras, com o objetivo de garantir maior uniformidade. É possível também realizar aplicações em taxas variáveis entre 8kg e 250kg, seguindo o conceito de agricultura de precisão.

Considerado o maior reconhecimento para o setor de máquinas e equipamentos agrícolas da América do Sul, o Prêmio Gerdau Melhores da Terra tem como objetivo incentivar a inovação e a excelência no setor do agronegócio, além de oferecer ao mercado a oportunidade de reconhecer o que existe de melhor em máquinas, equipamentos e componentes de uso agrícola.

“Queremos contribuir com o desenvolvimento da nossa cadeia de valor, premiando as iniciativas mais inovadoras do setor,” destaca Marcos Faraco, diretor executivo da Gerdau Aços Brasil, Argentina e Uruguai.

“A tendência do mercado é aplicar a mesma tecnologia usada na agricultura de escala na agricultura familiar”, afirma Renato Levien, coordenador da Comissão Julgadora do Prêmio Gerdau Melhores da Terra e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Para concorrer à categoria “Novidade Expointer”, foi necessário realizar a inscrição no site e expor o equipamento durante a edição de 2018 da feira. A comissão julgadora percorreu os estandes das empresas participantes para avaliar tecnicamente os produtos.

O prêmio conta com a parceria institucional da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná, Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA), Instituto Argentino de Normalización y Certificación (IRAM/Argentina), Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow/SP), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e Expointer (RS).

Durante a 25ª edição do Agrishow, em abril, os vencedores do 34° Prêmio Gerdau Melhores da Terra foram a colhedora de forragem JM4200SH com cracker da Jumil, na categoria “Novidade Agrishow Agricultura Familiar”, e o distribuidor a lanço UNIPORT 5030 NPK da Jacto, na categoria “Novidade Agrishow Agricultura de Escala”.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024