Especial Expointer: Assinada parceria para avalização de cultivares de trigo no RS

Parceria entre SENAR-RS e Fundação Pró-Sementes foi celebrada na Expointer

28.08.2019 | 20:59 (UTC -3)
Alessandra Bergmann

Na manhã desta terça-feira, no Pavilhão Internacional da Expointer, o SENAR-RS e a Fundação Pró-Sementes assinaram o Termo de Cooperação Técnica e Financeira para Avalização de Cultivares de Trigo/Safra 2019. A parceria prevê a instalação e o ensaio da cultura para a geração de informações técnicas sobre o desempenho das cultivares incluídas no zoneamento agrícola de risco climático do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Participaram da solenidade o presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira, o superintendente do SENAR-RS, Eduardo Condorelli, e o presidente de Fundação Pró-Sementes, Hugo Mario Boff. A parceria entre as instituições já existe há mais de 10 anos no Estado. Para o presidente do Sistema Farsul, a iniciativa irá aproximar ainda mais o produtor da tecnologia. “É uma ferramenta estratégica que irá compartilhar conhecimento de qualidade visando a capacitação alinhada à inovação no campo”.

Para Eduardo Condorelli, a assinatura do termo tem o potencial de gerar grande impacto entre os produtores, bem como para toda cadeia produtiva, pois o resultado dos estudos contribui para a escolha correta das cultivares, o que leva a aumento da produtividade e desenvolvimento do setor do trigo. Conforme Hugo Mário Boff, o histórico de parceria entre as entidades serve de exemplo a outros estados. “Com esta inciativa, o Rio Grande do Sul mostra a importância de conquistarmos cada vez mais apoio de empresas e instituições para promover novas soluções a fim de atendermos as demandas do agronegócio”.

Os ensaios de cultivares de trigo serão realizados em regiões produtoras do Estado gaúcho, como Cachoeira do Sul, Santo Augusto, São Luiz Gonzaga, Vacaria, Cruz Alta, Passo Fundo e Gabriel. As informações levantadas serão apresentadas posteriormente no formato de revista.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024