Especial Expointer: Colheitadeira TC5090 Arroz é lançada na Expointer 2018

Produzida para resolver os desafios da rizicultura, a nova máquina é voltada para um dos mercados mais importantes do agronegócio brasileiro

27.08.2018 | 20:59 (UTC -3)
Luis Fernando Duarte

A 41ª Expointer, uma das mais importantes feiras agropecuárias da América Latina, e o Rio Grande do Sul, maior estado produtor de arroz do Brasil, foram escolhidos para o lançamento da colheitadeira TC5090 Arroz, da New Holland Agriculture. A máquina dispõe de um sistema híbrido, formado por cilindro e duplo rotor, e tecnologia que a torna leve, com alta performance e resistente, aspectos fundamentais para enfrentar o ambiente alagadiço, de maior massa de palha e abrasivo, característicos da rizicultura. A feira acontece entre 25 de agosto e 2 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, região metropolitana de Porto Alegre.

O Rio Grande do Sul, de acordo com o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), é responsável por quase 70% do grão produzido no país, com 12 mil produtores no estado. O último dado da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontou para 8,46 milhões de toneladas. “As nossas máquinas sempre foram referência e tiveram liderança no mercado de arroz, que tem características peculiares do plantio a colheita. A nova TC5090 Arroz traz novas características no processamento do grão, o que, associado a todas as vantagens da consagrada linha TC, como facilidade em operar, leveza e qualidade na colheita, potencializam o trabalho do rizicultor, promovendo mais rentabilidade e produtividade”, afirma Rafael Miotto, vice-presidente da New Holland Agriculture para a América Latina.

Carlos Schimidt, gerente de Produto para Colheita da New Holland Agriculture, lembra que a marca sempre foi “muito forte” no mercado arrozeiro. “Ela foi desenvolvida e pensada nos campos de arroz. Entendemos o valor desse mercado e investimos no desenvolvimento de uma máquina específica para ele”, destaca.

Características

A TC5090 Arroz tem potência nominal e máxima de 258 cv e 270 cv, respectivamente; capacidade de armazenamento de 7.200 litros; velocidade de descarga de 63 litros por segundo; plataforma de 20 ou 25 pés; 3,90 m de altura; e 3,40 m de distância entre os eixos. Outra característica da nova TC é a sua leveza, o que a faz apresentar menor compactação de solo e desempenhar melhor nos campos de arroz, que, como características, é uma área com muita massa das palhas inserida, difícil locomoção e alagadiça, devido às taipas (pequenos diques) que são feitas para o plantio da cultura, por necessitar de muita água.

Com a TC, o produtor terá mais facilidade no transporte do equipamento, sem precisar mexer no tamanho do eixo ou substituir os pneus ao colocar em um caminhão. “Como normalmente no arroz o produtor tem várias áreas em locais diferentes, é muito importante que a máquina seja fácil de se transportar”, explica Carlos Cabral, especialista de Produto para Colheita da New Holland Agriculture.

A abrasividade singular do arroz, que causa muito desgaste nos produtos devido à raspagem, também foi levada em consideração: todas as peças da máquina em que há contato com o arroz foram reforçadas e tiveram um tratamento especial para entregar ao rizicultor uma melhor performance.

Híbrida

Por ser uma máquina híbrida, com cilindro e duplo rotor, a TC5090 Arroz tem o melhor das duas tecnologias. O cilindro característico da TC é responsável por fazer a debulha (retirada do grão da vagem) para que os rotores façam a separação do grão, que vai ao graneleiro, e da palha, que é expelida.

“A cultura do arroz tem muita massa de palha, então, para processar essa quantidade de massa, o duplo rotor é o mais indicado”, reforça Cabral. “Já o cilindro tem desempenho excelente em condições adversas, principalmente alta umidade e densidade de cultura”, conclui.

Junto a essa capacidade de colheita está ainda o motor eletrônico da FPT Industrial (MAR-1/Tier 3), que acrescentou à máquina mais economia, força e estabilidade, ou seja, mesmo em condições difíceis, o motor mantém a estabilidade do sistema industrial da máquina.

Novidades

A Expointer é a primeira feira do Brasil que receberá o T4, linha de tratores especiais da New Holland, com características que atendem produtores de uva, café, fruticultura, entre outros. Essas máquinas possuem menores larguras entre linhas, largura total mínima reduzida e baixa estatura, mas com alto desempenho, força, robustez e versatilidade.

Além do T4, o visitante da feira poderá conhecer melhor os demais tratores New Holland, como o TT3840, TT3080 estreito cabinado, o TT4030 voltado para o mercado de fumo, o clássico 7630 para o arroz, o TL75 plataformado e cabinado, assim como o TL85, TL95 e as linhas T6 e T7.

A semeadora PL6000, com grande desempenho de norte a sul do Brasil, independentemente da quantidade de palhada, também pode ser conferida no estande da marca junto com a família de pulverizadores Defensor 2500, de 2,5 mil litros de capacidade, e 3500, de 3,5 mil litros. Completando com as colheitadeiras, o produtor rural pode ainda verificar a família TC (5070 e 5090) de grãos graúdos e a linha CR EVO, representada pelas 5.85 e 7.90. “Com esses produtos, a New Holland chega à Expointer mais que preparada para suprir as necessidades e os objetivos do agricultor. Mesmo em momentos de estabilidade climática ou nas dificuldades promovidas pela seca este ano no Rio Grande do Sul, a marca estará sempre ao lado do produtor”, conclui Juliano Mendonça, gerente de Marketing da New Holland Agriculture.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024