Especial Expointer: Massey Ferguson apresenta inovações para o produtor rural

Equipamentos, consultorias tecnológicas e software de agricultura 4.0 são destaque no estande da marca durante a feira

29.08.2019 | 20:59 (UTC -3)
Victor Reis Rabelo da Silva

A Massey Ferguson apresenta na 42ª edição da Expointer, feira agropecuária que acontece em Esteio, munícipio da Região Metropolitana de Porto Alegre, entre os dias 24 de agosto a 1º de setembro, tudo de mais tecnológico e inovador no setor em âmbito mundial. Os produtores rurais poderão conferir novidades como a série atualizada dos tratores MF 4200 Xtra, o novo sistema da colheitadeira MF 6690 que permite a troca em minutos na colheita de diferentes culturas, soluções completas em equipamentos para feno e forragem, além de muitos outros produtos e o pacote de serviços e soluções agronômicas Farm Solutions.

“Estamos bastante animados em apresentar as novidades ao agricultor que está cada dia mais interessado em investir em tecnologia e em soluções que tragam, além de benefícios para a produtividade, ganhos para o meio ambiente. Possuímos uma gama extensa de inovações e nossa parcela de contribuição é oferecer todas elas para que adequem à realidade de cada cultura”, afirma Eduardo Nunes, diretor de vendas da Massey Ferguson, marca pertencente à AGCO.

Tratores

Com o prestigiado motor eletrônico AGCO Power de 3 cilindros e adequada ao Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) MAR-1, a série MF 4200 Xtra é composta de quatro modelos: o MF 4280 Xtra (80 cv), MF 4283 Xtra (89 cv), MF 4290 Xtra (99 cv) e MF 4292 Xtra (105 cv). São robustos e confiáveis, além de manterem a versatilidade que, principalmente, pequenos produtores rurais precisam. Todos os modelos são 4x4, plataformados, têm baixo custo de manutenção e aceitam todos os tipos de implementos agrícolas, como grades aradoras, pequenas plantadeiras, perfuradores, enxadas rotativas, distribuidores e pulverizadores. Indicados para uso no preparo do solo, plantio, pulverização e outros serviços, os tratores da linha MF 4200 Xtra são ideais para cultivos de milho, arroz, soja e citros, além da utilização na pecuária.

A Massey Ferguson também leva à 42ª Expointer o MF 3300, para uso em cafezais, fruticultura e vinicultura. Essa série em versão plataformada e cabinada é composta por tratores compactos de 69 cv, 78 cv e 89 cv, todos equipados com o motor AGCO Power de 3 cilindros eletrônico, que atende à legislação ambiental MAR-1.

Ainda no portfólio de tratores, a Massey Ferguson vai expor o MF 4700. Com três modelos – MF 4707 (79 cv), MF 4708 (89 cv) e MF 4709 (99 cv) –, a série tem a maior capacidade de levante e vazão da categoria, além de maior escalonamento de marchas de trabalho do mercado (24 marchas de frente e ré) com a opção de contar com um supercreeper, garantindo mais versatilidade no trabalho. Com versões plataformada e cabinada, as máquinas são encontradas na opção 12x12 na reversão mecânica e eletro-hidráulica. O motor é o AGCO Power iEGR (sistema para controle de emissão de poluentes).  A nova transmissão é mais moderna e possui ótima relação custo-benefício. Outro ponto positivo é a baixa absorção de potência, que gera alta eficiência e economia de combustível. A versão 4707 (79 cv) também pode ser adquirida por meio do Programa Mais Alimentos.

Já os tratores da série MF 8700 S, modelos de 295 cv e de 370 cv, são os maiores já produzidos pela Massey Ferguson e introduz um novo conceito de design e eficiência operacional, com mais força, facilidade de operação, robustez e confiabilidade. É a maior capacidade de tração para 370 cv de potência com a menor compactação do solo. O engate hidráulico traseiro permite o levante de 12 mil kg, e seu sistema hidráulico “Power Beyond” é de grande capacidade para implementos e trabalhos mais exigentes. Os tratores são equipados com a transmissão Dyna-VT. O sistema CVT garante a velocidade precisa na operação com o menor consumo de combustível, o que torna a melhor transmissão agrícola do mundo.

Por fim, a série MF 5700, com os tratores MF 5709 (99 cv) e MF 5710 (105 cv), estão disponíveis nas versões plataformada e cabinada e são ideais para os agricultores que necessitam de máquinas mais resistentes e robustas. Também dotado de motor AGCO Power iEGR, o trator oferece os maiores níveis de torque, capacidade de levante e de vazão (de 57 ou 98 LPM) da categoria. Desenvolvida com o padrão global da marca, a série MF 5700 tem uma maior variedade de escalonamento de marchas de trabalho devido à transmissão 12x12, atrelada à reversão mecânica ou eletro-hidráulica.

 Colheitadeiras

Durante a Expointer 2019, a Massey Ferguson apresentará o novo sistema da MF 6690 (265 cv). Novidade exclusiva da marca no mercado de colheitadeiras híbridas no Brasil, o equipamento possibilita ao agricultor a troca em alguns minutos do mecanismo de colheita de duas diferentes culturas, como arroz e soja, por exemplo, apenas com ajuste na cabine. Com mais esta inovação tecnológica da marca, o produtor rural ganha agilidade e versatilidade, sem perder tempo de máquina parada para trocar de cultura, permitindo a colheita de mais sacas na janela de setup de máquina. O lançamento também é dotado da primeira plataforma arrozeira rígida com 23 pés, possibilitando ao produtor rural um ganho de até 15% a mais de produtividade.

A marca também leva a MF 4690 Xtra, lançamento que possui 5.500 mil litros de capacidade, taxa de descarga de 86 litros e todo o sistema de descarga controlado da cabine, com a alavanca multifunção. O sistema atesta sua eficiência em terrenos com mais de 15% de inclinação, pois na prática a eficiência do sistema se mostrou acima da média em terrenos inclinados, onde nenhuma máquina da sua categoria com controles complexos e móveis nas peneiras conseguiu superá-la.

E para compor a família de colheitadeiras, a Massey Ferguson também apresenta a MF 9795. Essa colheitadeira axial possui a maior taxa de descarga de grãos do mercado (150 litros por segundo) e tanque com capacidade de armazenagem de 12.334 litros. O sistema de acionamento do cilindro alimentador é responsável pela alta performance do equipamento, garantindo a qualidade dos grãos e ampliando o leque de culturas e de aplicação.

Enfardadoras e Empacotadora

As novas enfardadoras cilíndricas RB 4160V de câmara variável e RB 3130F de câmara fixa e a empacotadora MF TW130 são as novidades Massey Ferguson para a 42ª Expointer em fenação. As enfardadoras reúnem tecnologia e baixo custo de manutenção para entregar rentabilidade com alto desempenho. Mais versáteis do mercado, as máquinas possuem o sistema exclusivo de hydroflex control, que aumenta a produtividade de fardos com menos paradas – 80% das interrupções por objetos estranhos são eliminadas com este sistema.

Já a nova empacotadora MF TW130 conta com design simples e estrutura robusta, com mesa de acondicionamento excepcionalmente baixa – que manuseia fardos de até 1,30 m de diâmetro, 1,25 m de altura e até mil quilos com o acionamento de um botão – e controles semiautomáticos para uma operação rápida e confiável. Com isso, a descarga do fardo é suave, sem o risco de danificar o filme.

 Pulverizadores

A Massey Ferguson exibe na Expointer 2019 seus pulverizadores MF 9330 (3.000l), de 200 cv, e MF 8125 (2.500l), de 170 cv, que oferecem excelente estabilidade para distribuição e deposição de gotas e são até 50% mais econômicos que os demais equipamentos de sua categoria. Disponível nas versões grãos e cana, o principal diferencial do pulverizador MF 9330 está na barra de pulverização – 24 ou 30 metros – projetada para os atuais desafios do campo. Já o pulverizador MF 8125 foi especialmente projetado para oferecer versatilidade, alta produtividade diária, baixo consumo de combustível, alta capacidade de tração, chassi flexível, segurança e conforto operacional. Disponível também nas versões cana e grãos, o equipamento alia baixo peso operacional, eixos independentes e transmissão hidrostática 4x4 cruzada, permitindo que a máquina trabalhe nas mais diversas condições de solo e topografia, e conta com controlador de pulverização touch screen e controle da bomba de pulverização.

Plantadeira Momentum

Sucesso entre produtores rurais, agricultores e demais públicos visitantes nas feiras de agronegócios no Brasil, a série de plantadeiras dobráveis Momentum é uma das principais atrações do estande da Massey Ferguson na Expointer 2019. Entre as maiores de sua categoria, a Momentum tem versões de 24 (10,2 metros de largura de trabalho), 30 (10,2 metros) e 40 linhas (18 metros), espaçamento de 45 cm e caixa de armazenamento de 5.130 litros de sementes. Além disso, a máquina é extremamente simples de ter seu espaçamento alterado, sendo possível alterar de 45 cm para 50 cm em menos de duas horas na opção de 40 linhas. Dobrada, a plantadeira fica com 3,6 metros, menor largura de transporte da categoria, sem a necessidade de desmontagem de qualquer componente para tal e podendo passar por porteiras e pontes com facilidade sendo puxada pelo trator. A máquina também é facilmente transportada em caminhões prancha: basta remover dois rodados e duas linhas de plantio do suporte central da máquina, e ela ficará com 3 metros de largura sem a necessidade do uso de batedores, reduzindo os custos da operação.

Farm Solutions

Trazendo soluções agrícolas inteligentes e abertas, que podem ser integradas com outras tecnologias, a rede de concessionárias Massey Ferguson passou a oferecer o pacote completo de produtos e serviços Farm Solutions a produtores rurais de todo o país. Realizado pela AGCO, multinacional detentora da marca Massey Ferguson, em parceria com a Solinftec, Tecgraf e InCeres, o Farm Solutions é um pacote de serviços agronômicos que auxilia os produtores rurais no sistema de transição para a agricultura digital, o que requer a coleta de informações sobre todos os processos no campo em tempo real.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024