Especial Expointer: Massey Ferguson leva nova geração de pulverizador para Expointer

Tecnologia do MF 9130 Plus garante alto rendimento e produtividade no campo, enquanto motor eletrônico oferece melhor custo-benefício

29.08.2017 | 20:59 (UTC -3)
Treicy Keller

O produtor agrícola que visitar o estande da Massey Ferguson durante a Expointer, que acontece entre 26 de agosto e 3 de setembro, em Esteio (RS), terá a oportunidade de conhecer a nova geração do pulverizador MF 9130 Plus. A máquina traz a mais moderna tecnologia disponível no mercado para garantir mais desempenho, com menor custo, além de conforto ao operador e precisão na aplicação.

Evolução do MF 9030 Plus, a nova máquina é produzida com design arrojado, adotando as diretrizes do padrão global e acompanhando, assim, os avanços tecnológicos da marca. O MF 9130 Plus possui chassi flexível, tração hidrostática 4x4, suspensão pneumática e vão livre de 1,65m – um dos maiores vão-livre do segmento, permitindo que a máquina trabalhe nas mais diversas condições de solo e topografia. 

O controle da pulverização acontece por meio da válvula PWM, com fechamento automático e do sistema End-Cap. Recursos tecnológicos de agricultura de precisão como piloto automático e sistema de telemetria também garantem uma pulverização mais eficiente, com menos falhas ou sobreposições excessivas. A tubulação da barra e suportes em aço inoxidável ampliam a vida útil destes componentes, reduzindo o custo com manutenção.

“O MF 9130 Plus é um pulverizador classe III que atende as mais variadas necessidades de aplicações, em todas as regiões produtivas do país. Apesar de ser um pulverizador de grande porte e alta produtividade, é extremamente versátil, pois, possui características únicas que o diferenciam de seus concorrentes. O menor peso da categoria, o menor consumo de combustível e sua excelente capacidade de tração são algumas das características que o permite atuar desde o médio até o grande produtor”, afirma Vitor Kaminski, supervisor Marketing Produto Pulverizadores da AGCO.

Com 200 cv de potência, o MF 9130 Plus possui motor eletrônico iEGR (Sistema de Recirculação de Gases de Escape Interno), tecnologia pela qual o gás do escape retorna à câmara de combustão do motor. Com isso, a máquina atende à nova legislação ambiental MAR-1, que prevê a adaptação dos motores acima de 100 cv e a utilização de diesel com teor de enxofre reduzido para diminuir a emissão de poluentes no meio ambiente. A tecnologia do novo motor também apresenta alto torque, baixo consumo de combustível e mais desempenho na lavoura.

Novidades tecnológicas do MF 9130 Plus: 

O novo sistema End-Cap não permite que haja pressão residual na tubulação, mantendo-a completamente cheia de defensivo. Outra característica importante deste sistema é a melhora no tempo de resposta no acionamento e desligamento das seções de pulverização, evitando assim o desperdício de defensivo. Com isso, a pulverização realizada pelo MF 9130 Plus é mais uniforme e de melhor qualidade.

O sistema de nivelamento automático das barras de pulverização do MF 9130 Plus possui agora mais um sensor para cada barra, melhorando a qualidade da informação enviada ao operador. Com cinco pontos fazendo a leitura do terreno, os ajustes de altura da barra do pulverizador são mais uniformes e precisos. Ou seja, a performance do equipamento é melhor, principalmente em terrenos irregulares e até mesmo em áreas com curvas de nível.

Aliado ao sistema de chassi flexível, eixos independentes, suspensão pneumática ativa e transmissão hidrostática 4x4 cruzada, o MF 9130 Plus é indicado para trabalhos em terrenos mais íngremes, pois o novo redutor com maior torque garante uma capacidade de rampa de 28%. Graças à novidade, o pulverizador da Massey Ferguson é indicado para trabalhar nas diversas regiões produtoras do Brasil, com diferentes tipos de terrenos e topografia.

A fim de aumentar o conforto para o operador, o MF 9130 Plus possui banco pneumático com apoio de braço e comandos ergonomicamente distribuídos, propiciando maior rendimento operacional. A cabine possui fácil acesso, amplo espaço interno e melhor visibilidade na hora da aplicação.

As novas saídas de ar comprimido facilitam os processos de limpeza e da manutenção diária da máquina. Para aumentar a disponibilidade do equipamento em campo, o novo sistema de filtragem das barras de pulverização assegura um ganho de rendimento operacional em cerca de 60% no procedimento de limpeza dos filtros.

Com capacidade para 40 litros e sem contato com qualquer outra tubulação da máquina, o tanque de água limpa tem ligação direta com a torneira localizada ao lado esquerdo do pulverizador. Além disso, a nova válvula de alívio do sistema de pulverização também propicia mais segurança aos técnicos e operadores durante as aplicações. Caso ocorra um aumento excessivo da pressão de pulverização durante o trabalho, a válvula entrará em funcionamento para proteger os demais componentes do sistema.

A nova bomba pneumática do MF 9130 Plus garante maior rendimento operacional e autonomia para realização da lavagem dos frascos de defensivos (etapa obrigatória por lei durante o processo de aplicação de defensivos). Com este novo processo, utiliza-se um volume de água 12 vezes menor que o sistema anterior. Além disso, a tubulação de pulverização e seus suportes em aço inoxidável asseguram maior vida útil ao equipamento, já que, por ser altamente resistente a corrosão, o aço inox não é danificado pelo contato com os defensivos químicos, proporcionando menor custo de manutenção e menos paradas durante o período de aplicação. As novas abraçadeiras de engate rápido, presentes em diversos pontos da tubulação, agilizam as manutenções e os processos de limpeza, além de melhorar a capacidade de vedação. Outra novidade é o aumento da capacidade do acumulador do quadro central, que melhora a absorção de impactos durante o transporte e trabalho do pulverizador, garantindo maior vida útil aos componentes do quadro central e das barras.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024