Especial Show Rural: Câmera térmica faz o diagnóstico de possíveis falhas, sem desmontar máquinas

Tecnologia apresentada pela Case IH minimiza tempo de máquina parada, desgaste precoce e troca de peças desnecessárias

06.02.2019 | 21:59 (UTC -3)
Rafaela Gonçalves

Com as janelas cada vez mais curtas, a manutenção das máquinas agrícolas precisa ser feita de forma preditiva e programada. Por isso, a Case IH, marca da CNH Industrial, apresenta o Termovisor, solução focada em melhorar a gestão da manutenção de seus equipamentos usados na agricultura. Com uma câmera capaz de enxergar o comportamento térmico de cada componente, a tecnologia conceito permite detectar, de forma antecipada, um ponto de potencial falha por meio da identificação de temperaturas fora de especificação, sem a necessidade de desmontar a máquina. A novidade estará no Show Rural Coopavel, que acontece de 4 a 8 de fevereiro, em Cascavel (PR).

“O diagnóstico é preciso e rápido, por meio da leitura de imagens térmicas, que emitem cores previamente definidas, de acordo com a radiação térmica em cada peça”, explica Marcos Araújo, coordenador de Soluções Avançadas da Case IH. “Ao final, a radiação infravermelha identificada demonstra se determinado componente da máquina apresenta avaria ou risco de falha futura”, complementa.

Com o uso desse dispositivo, é possível capturar a energia infravermelha (o calor), emitida pelo objeto enquadrado pelas lentes e converter esta energia, que é concentrada em um detector infravermelho, formado por milhares de sensores infravermelhos (pixels), em um sinal eletrônico.

Ao detectar diferenças de temperatura no mundo infravermelho, o Termovisor torna visível a energia térmica até então invisível. “As imagens térmicas representam uma das tecnologias mais avançadas já desenvolvidas para aprimorar a percepção visual”, comenta Araújo. “Com essa novidade, é possível detectar problemas que eram passados despercebidos anteriormente”, finaliza.

Plano de Manutenção 

Outra solução da Case IH, que oferece intervenções programadas, é o Plano de Manutenção. O serviço tem como objetivo aumentar a disponibilidade e o desempenho das máquinas. Com o pagamento de um valor fixo mensal, o produtor conta com todas as ações preventivas em seus equipamentos. Os pacotes são programados de acordo com a necessidade e a aplicação do maquinário. 

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024