Especial Show Rural: Dekalb da Bayer promove encontro de produtoras rurais

O grupo discutiu o manejo das doenças do enfezamento do milho além da troca de experiências sobre os desafios das mulheres no agronegócio

07.02.2020 | 20:59 (UTC -3)
Manoela Machado

Cerca de 20 produtoras rurais das regiões norte e oeste do Paraná se reuniram na última quinta-feira (06/02) no estande da Bayer, no Show Rural Coopavel, para um momento promovido pela marca de híbridos de milho da Companhia, a Dekalb. Bárbara Tagliari, engenheira agrônoma, filha de produtores rurais, que gerencia atualmente o lançamento das próximas tecnologias da Bayer, trouxe orientações sobre o complexo de doenças que causam o enfezamento do milho, problema atual que tem causado perdas em algumas propriedades do estado.

Barbara destacou como a integração de tecnologias pode promover um melhor manejo do vetor que causa o problema, a cigarrinha do milho cigarrinha-do-milho (Dalbulus maidis). Durante a programação, também foram compartilhadas as histórias das produtoras como a de Carla Sanches Rossato, de Sertanópolis (PR), que ganhou no último ano o Prêmio Mulheres do Agro. A premiação, uma iniciativa da Bayer e Associação Brasileira do Agronegócio - ABAG, reconhece a excelência da gestão feminina nas propriedades rurais.

Carla Rossato destacou a importância de iniciativas como a de Dekalb para promover um intercâmbio com a área técnica das empresas. "As mulheres precisam deste tipo de apoio, eu tenho que estar presente do plantio a colheita e a parte técnica integrada à prática é fundamental, isto soma", afirmou a produtora. Além dela, esteve presente também, Andrea Cordeiro, idealizadora do movimento Mulheres do Agronegócio Brasil. Curiosa por entender por que haviam poucas mulheres no agronegócio, Andrea passou a promover em 1997 encontros entre elas possibilitando um engajamento deste público para proporcionar um agronegócio ainda mais eficiente e sustentável. "Nós mostramos em momentos como este a força colaborativa das mulheres", disse Andrea.

Letícia Zancanaro, engenheira agrônoma, e produtora rural, compartilhou a sua história, destacando que faz parte de sua rotina integrar os papeis de mãe e profissional. "Meu filho já nasceu agrônomo", brinca. A Representante Técnica de Vendas da marca Dekalb no este do Paraná, Karla Bioni, explica que este foi o segundo encontro do grupo no Show Rural Coopavel e que o intuito é oferecer mais informações e tecnificar ainda vez mais as mulheres, além de reconhecer o trabalho que elas já vêm fazendo a campo. "Damos voz e união a este grupo de mulheres que são protagonistas no campo para engajar outras mulheres. Sabemos o quanto é importante o equilíbrio de gêneros, o homem e a mulher trabalhando juntos tanto no meio agro, quanto nos setores", destaca Karla. "Precisamos identificar os ganhos disso na atividade agrícola, seja no manejo ou no planejamento da fazenda", completa. "Ainda neste contexto, mostramos também as inovações que a Bayer oferece para colaborar com a produtividade das lavouras.

Durante o encontro, as mulheres também foram convidadas a se inscrever na próxima edição do Prêmio Mulheres do Agronegócio que será entregue no final do ano. O Show Rural Coopavel termina hoje em Cascavel (PR). Durante o evento a Bayer recebeu milhares de visitantes que tiveram acesso às novidades da Bayer.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024