Especial Show Rural: IAPAR mostra técnicas para manejo e conservação do solo

Técnicas possibilitam ganho de produtividade nas lavouras

08.02.2019 | 21:59 (UTC -3)
Edmilson Gonçales Liberal

O Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) destaca um grande espaço de sua área no Show Rural 2019 para mostrar práticas de agricultura conservacionista. Com eficiência comprovada na melhoria dos solos e proteção do meio ambiente, essas técnicas ainda possibilitam ganho de produtividade nas lavouras e, por consequência, aumento da rentabilidade da atividade agrícola.

Como vem ocorrendo nos últimos anos, mais uma vez os pesquisadores enfatizam a demonstração das possibilidades para diversificação de cultivos com adubos verdes, também chamadas de plantas de cobertura.

De acordo com Ronaldo Hissayuki Hojo, pesquisador do IAPAR, o uso dessas plantas pode oferecer ganho de produtividade e rentabilidade às lavouras comerciais – soja, trigo e milho –, e, como benefício adicional, favorece a melhoria da condição geral do solo.

Plantas de cobertura também ajudam a reduzir a infestação de invasoras e a aumentar a disponibilidade de nutrientes para as plantas, o que pode se traduzir em redução de custos com herbicidas e adubação.

Se a planta de cobertura é uma leguminosa, caso das mucunas, a palhada resultante é rica em nitrogênio, e pode diminuir a necessidade de aplicação desse nutriente nas lavouras comerciais cultivadas na sequência, acrescenta Hojo.

Trigo-Mourisco  

Dentre as plantas apresentadas pelo IAPAR no Show Rural, o trigo-mourisco, ou sarraceno, se sobressai por uma particularidade – pode ser utilizado como planta de cobertura e também vem se tornando uma atrativa opção para cultivo comercial.

De acordo com o pesquisador Ronaldo Hissayuki Hojo, o trigo-mourisco é uma espécie rústica, que demanda manejo simples e de baixo custo. O ciclo, rápido, é inferior a 90 dias. “É uma boa opção para cultivo na segunda safra”, ele aponta.

Os produtores interessados podem conhecer na unidade do IAPAR as cultivares IPR 91 – Baili e IPR 92 – Altar, as mais plantadas pelos produtores paranaenses.

Prosolo 

As atrações do IAPAR no Show Rural envolvendo a prática da agricultura conservacionista integram o plano de ação do Programa Integrado de Conservação de Solo e Água no Paraná (Prosolo).

Contando com a participação de diversas entidades públicas e privadas, o Prosolo tem como objetivo a promoção de práticas para proteção dos recursos naturais do Paraná, como plantio direto, uso de terraços, rotação de culturas, uso de plantas de cobertura e muitas outras tecnologias conservacionistas.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024