Especial Show Rural: Instituto Emater tem novidades na área de fruticultura

Produção de calda sulfocal será apresentada na edição 2019

04.02.2019 | 21:59 (UTC -3)
Ana Zimermann

Com variedade de frutas na área montada para esclarecer as dúvidas dos visitantes do Show Rural 2019, o Instituto Emater traz novidades para produtor rural que aposta no cultivo de frutas como uva, banana, caqui, goiaba, fruta do conde, figo, entre outras.

“O objetivo é tratar sobre toda a tecnologia de produção, da formação da muda, que é quando nós temos a parte da enxertia, orientando o produtor sobre a necessidade de uma muda de qualidade para que tenha uma produção de qualidade”, afirma Élcio Pavan, técnico do Emater.

A fruticultura consiste em um processo que abrange desde a escolha da área e o preparo do solo até a colheita. Além disso, a atividade é uma das alternativas no que diz respeito ao aumento da renda do agricultor. De acordo com Élcio, o destaque da área é a uva, devido à importância em nível de produção regional.

Uma das novidades da fruticultura na edição de 2019 é a produção de calda sulfocal. “Nós estamos ensinando o passo a passo do preparo desse potente fungicida e inseticida que o produtor pode confeccionar em casa, de forma muito simples. A base é cal, enxofre e água”, explica o técnico do Emater, alertando sobre a importância dos cuidados com as frutíferas durante o período do inverno, a fim de diminuir a incidência de doenças no verão.

Ao ser questionado sobre os problemas mais comuns dos produtores de frutíferas, Élcio destaca a dificuldade na fase de inserção no mercado. “É fundamental que o produtor entenda que, ao iniciar uma produção comercial, ele precisa ter mão de obra disponível no momento certo. O mercado é muito grande, mas o produtor precisa buscar, não basta produzir e esperar. Após conquistar seu espaço no mercado, certamente terá sucesso na atividade. Dúvidas de produção todo mundo tem, mas elas são sanadas de uma forma relativamente simples. Se o produtor está com o objetivo de desenvolver aquela atividade, não terá problemas”.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024