Especial Show Rural: Lançamento de aplicativo gratuito para previsão climática

App Boosteragro está disponível para sistemas Android e IOS

04.02.2019 | 21:59 (UTC -3)
Ronaldo Luiz

O mercado de agricultura digital já começa 2019 aquecido. O lançamento é um aplicativo, batizado de BoosterAgro, que reúne, em uma só plataforma, os principais serviços de previsão meteorológica para o campo [ClimaTempo, Somar Meteorologia, AccuWeather, Weather Channel, YR e Meteored].

“Já contabilizamos cerca de 50 mil downloads, cobrindo 100 mil fazendas em cinco países: Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai e Bolívia”, declara o empreendedor argentino Marcos Alvarado, um dos criadores do aplicativo.

De acordo com Alvarado, o funcionamento do BoosterAgro é simples. “O produtor localiza sua fazenda no mapa e imediatamente ele pode ver e comparar as diferentes previsões meteorológicas nas coordenadas exatas de sua propriedade.”

Entre as variáveis meteorológicas que o aplicativo fornece, estão: temperatura; chuva; direção, velocidade e rajadas do vento; umidade e ponto de orvalho pelos próximos dez dias.

“Além disso, a ferramenta também permite monitorar em tempo real, por meio de dados de satélite, as condições atuais das fazendas sem ter nenhum equipamento, estação ou sensor instalado”, ressalta Alvarado, que acrescenta: “o aplicativo entrega, ainda, recomendações relacionadas aos períodos mais indicados para aplicação de defensivos, entre outros insumos”.

Índice de vegetação

Outra função é o monitoramento do índice de vegetação das lavouras por meio de imagens NDVI. Para isso, explica Alvarado, o produtor deve marcar seus talhões no mapa. “Dessa forma, ele poderá detectar possíveis anomalias e direcionar sua operação para os pontos em que deve prestar mais atenção. Com uma frequência de sete dias, a aplicação apresenta uma nova imagem e permite consultar imagens de até seis meses atrás.”

O aplicativo, que é gratuito, funciona off-line e está disponível para dispositivos Android e IOS, podendo também ser acessado aqui.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024