Especial Show Rural: Lei promulgada durante o evento garante tarifa rural noturna a 12 mil produtores

Lei não tem prazo para expirar e se transforma em incentivo para pequenos produtores rurais

08.02.2019 | 21:59 (UTC -3)
Jean Paterno

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano, promulgou durante a 31ª edição do Show Rural Coopavel lei que garante a continuidade da Tarifa Rural Noturna que alcança 12 mil produtores rurais do Estado. Com a vigência da lei 19.812/2019, o benefício vale imediatamente. Havia insegurança dos agricultores quanto à continuidade que, caso nada fosse feito, terminaria no último dia de 2018.

Sem uma nova lei, que foi aprovada no segundo semestre do ano passado na Assembleia, os produtores já estariam pagando, desde 1º de janeiro de 2019, 60% a mais pela energia consumida no período das 21h30 às 6h, informa o deputado estadual Márcio Nunes (secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo do Governo Ratinho Junior), autor da proposta. “Isso representa R$ 40 milhões a mais de recursos no bolso dos agricultores, dinheiro que vai fortalecer essas propriedades e a economia dos municípios”.

Um dos diferenciais da lei que acaba de ser promulgada é que ela não tem prazo para expirar. Os produtores rurais alcançados pela matéria são os de menor consumo no Estado. A redução de custos da energia tem impacto importante na atividade deles, porque esse já é um dos principais insumos, por exemplo, para manter atividades como avicultura, suinocultura e pecuária de leite, conforme Márcio Nunes.

Ao mesmo tempo em que traz economia ao setor e que acaba com a insegurança quanto à continuidade do benefício, a lei que acaba de ser promulgada se transforma em incentivo também a minis e a pequenos produtores rurais que queiram diversificar as suas propriedades rurais. “Todo benefício que contar a favor da produção é muito bem-vindo e tem o nosso apoio”, diz o presidente da Coopavel e do Show Rural, Dilvo Grolli.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024