Especial Show Rural: Ministra da Agricultura lança tecnologias da Embrapa nesta sexta (08/02)

Serão lançadas o Fast-K para avaliação nutricional da soja e a cultivar de feijão BRS FP403

08.02.2019 | 21:59 (UTC -3)
Lebna Landgraf

A solenidade de lançamento de tecnologias da Embrapa no Show Rural, em Cascavel (PR), será nesta sexta-feira, dia 8 de fevereiro, às 14h30, na Vitrine de Tecnologias da Embrapa, com a presença da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, do presidente da Embrapa, Sebastião Barbosa, do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Jr., do presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, e do chefe-geral da Embrapa Soja, José Renato Bouças Farias. Serão lançadas duas tecnologias: o Fast-K, método de avaliação nutricional para soja, e a cultivar de feijão BRS FP403.

Fast-K – método de avaliação de potássio para a cultura da soja

O potássio (K) é o segundo nutriente mais exigido pela cultura da soja. Em média, a planta exporta 20 kg/ha de K2O para cada tonelada de grãos produzidos. Quando os produtores não reaplicam as quantidades de potássio compatíveis com as exportadas pode haver redução da disponibilidade de K no solo. Para auxiliar a tomada de decisão a campo, a Embrapa desenvolveu o Fast-K um método rápido para a avaliação do teor de K nas folhas de soja, de fácil utilização e interpretação.

A proposta do Fast-K é melhorar o manejo nutricional da soja, a partir da adoção da metodologia que utiliza um medidor portátil para ler e interpretar os resultados, dispensando a diagnose tradicionalmente feita por técnicas laboratoriais. “Ao realizar o teste foliar no campo, a assistência técnica ganha tempo para tomar as decisões mais acertadas em relação à correção da deficiência de potássio ainda na safra em curso, uma vez que o potássio tem influência direta na produtividade”, destaca pesquisador Adilson de Oliveira Jr., da Embrapa Soja.

Feijão BRS FP403

É uma cultivar com alto rendimento, potencial de 4,7 mil quilos por hectare. Apresenta ciclo normal de crescimento (85-95 dias) e é recomendada para cultivo em 19 estados brasileiros. A BRS FP403 tem uma boa arquitetura de raízes com sistema radicular bastante vigoroso e tolerante a murcha de fusarium e Podridão-radicular-seca. Os seus grãos são graúdos com qualidade industrial. Possui plantas com porte semi prostrado e inserção de vagens altas em relação ao solo proporcionando adaptação à colheita mecânica direta.

Serviço

Lançamento de Tecnologias da Embrapa

Data: 8 de fevereiro de 2019

Local: Vitrine de Tecnologias da Embrapa no Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR). 

Horário: 14h30

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024