Especialistas debatem manejo integrado para controle de nematoides na agricultura

Nematologistas convidados da DuPont Brasil Proteção de Cultivos conheceram diferenciais do novo nematicida DuPont Salibro, em fase de desenvolvimento no Brasil

27.11.2017 | 21:59 (UTC -3)
Fernanda Campos

Cerca de 20 pesquisadores e consultores agronômicos brasileiros viajaram à Argentina entre os dias 24 e 27 de outubro último. A convite do programa DuPont Expert Team, da empresa DuPont Proteção de Cultivos, o grupo participou de um encontro técnico na capital Buenos Aires e visitou áreas de lavouras daquele país. O objetivo da viagem foi debater a prática do manejo integrado para controle de nematoides nas culturas de soja, cenoura, batata, tomate, algodão e café, entre outras.

Segundo a DuPont, a programação da viagem contemplou uma visita guiada a estufas de tomate na região de La Plata. Na ocasião, os pesquisadores conheceram resultados a campo obtidos com a aplicação de um novo defensivo agrícola em fase de desenvolvimento para controle de nematoides, de nome Salibro, que a DuPont Proteção de Cultivos pretende lançar no Brasil nos próximos anos.

De acordo com o diretor de marketing da DuPont, Raphael Godinho, Salibro introduzirá uma tecnologia inovadora para auxiliar o agricultor brasileiro a manejar com sucesso nematoides como MeloidogynePrathylenchus, entre outros apontados como potenciais inimigos da produtividade na agricultura. Salibro encontra-se em fase de desenvolvimento pela DuPont e, segundo Godinho, quando disponibilizado aos agricultores produzirá uma revolução tecnológica no manejo de nematoides.

Nematoides são pragas de tamanho diminuto, microscópicas, com potencial para produzir danos significativos à agricultura. Estimativas da Sociedade Brasileira de Nematologia indicam que o prejuízo causado pelos nematoides à agricultura nacional já atingiu a cifra de R$ 35 bilhões, sendo a metade desse valor registrada pela sojicultura. Estudiosos afirmam que os riscos atrelados a essas pragas invisíveis vão desde pequenas perdas de produção até a inutilização de áreas para plantio. No Brasil, em média, as perdas provocadas pelos nematoides são de 20% da produção agrícola.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024