Estação de Pesquisa da Ubyfol será lançada em faculdade de Uberaba (SP)

O projeto dispõe de uma área de seis hectares, 100% irrigada por um pivô central, localizada no campus da Fazu

27.01.2020 | 20:59 (UTC -3)
Daniela Miranda

A Ubyfol promove na quarta-feira (29), às 9h, o lançamento oficial da Estação de Pesquisa no campus da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba). O objetivo do projeto é testar produtos da linha Ubyfol e Ubycover, além de promover a pesquisa e extensão por meio dos professores e acadêmicos. A parceria foi firmada em janeiro de 2019. Ao longo do último ano foram instalados 19 ensaios agronômicos, sendo 13 na cultura de soja e 6 na cultura de milho, que serão apresentados durante o evento. 

A estação experimental é liderada pela coordenadora de P&D da Ubyfol, Ana Maria Bonatti, com a orientação dos professores da Fazu, Dra. Thaís Bean e MsC. Ricardo Mendonça, com o apoio de quatro alunos estagiários do curso de Agronomia, selecionados semestralmente. A parceria traz benefícios para todas as partes envolvidas: faculdade, empresa, estudantes e professores. “É gratificante firmar parceria com a Ubyfol e contribuir cientificamente com a agricultura brasileira. É extremamente importante também proporcionarmos a oportunidade de os alunos aprenderem e desenvolverem seus conhecimentos com a pesquisa, abrindo portas no mercado de trabalho. Com a parceria, possibilitamos também aos professores envolvidos trabalharem com pesquisa de ponta”, afirma o diretor acadêmico da Fazu, Carlos Henrique Cavallari Machado. 

Na estação de pesquisa são desenvolvidos ensaios de eficiência agronômica com os produtos da linha Ubyfol e Ubycover. Esses ensaios fazem parte das etapas iniciais do desenvolvimento de um produto, etapa essa denominada teste de performance, onde são avaliadas a melhor dose do produto, melhor época de aplicação, benefícios para a planta, entre outros. Finalizadas essas avaliações, caso a resposta do uso do produto em determinada cultura seja positiva, o produto é inserido em testes de performance em outras instituições de pesquisa espalhadas pelo Brasil, que são parceiras da Ubyfol, a fim de verificar se os resultados obtidos são reprodutivos em outras regiões do país.

“Decidimos investir na parceria com a Fazu, pois a faculdade dispõe de alunos de graduação e um corpo docente especializado nas mais diversas áreas das ciências agronômicas e diversos laboratórios, contamos com o suporte técnico, mão de obra e estrutura dedicada para execução dos protocolos de pesquisa, o que gera mais credibilidade no resultado dos trabalhos desenvolvidos. A partir de agora trabalharemos para que as pesquisas sejam cada vez mais bem planejadas e desenvolvidas, para entregarmos um trabalho de excelência, que servirá de respaldo para o correto posicionamento técnico do portfólio Ubyfol”, comenta a coordenadora de P&D da Ubyfol, Ana Maria Bonatti.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024