Estudantes conhecem na Esalq o Centro de Difusão para a Sustentabilidade Agrícola Brasileira

Parceria entre Esalq e Syngenta viabiliza espaço para estudos e pesquisas em entomologia

30.11.2018 | 21:59 (UTC -3)
Caio Albuquerque

Um grupo de estudantes do Ensino Médio da Poli Brasil, de Piracicaba/SP, conheceu na tarde de 30 de novembro de 2018 o Centro de Difusão para a Sustentabilidade Agrícola Brasileira. O espaço está sediado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e foi viabilizado com o apoio da Syngenta a partir de reforma de uma edificação do departamento de Entomologia e Acarologia. O Centro conta com maquetes e expositores de polinizadores e, além de apoiar estudos e aulas do departamento, recebe a visita de estudantes do ensino médio e fundamental

A iniciativa ocorreu no âmbito do programa Parceiros da Esalq, que contempla a possibilidade de doação de recursos ou execução de serviços de construção, ampliação, adaptação, reforma, restauração, montagem e reequipamento de sala, laboratório ou espaço na instituição.

“Essa parceria demonstra a disposição de vínculo do setor produtivo com a Universidade de São Paulo, juntando competências da academia com a iniciativa privada, demonstrando à sociedade valores agregados”, declarou o diretor da Esalq, professor Luiz Gustavo Nussio.

Junto dos escolares, o gerente de Sustentabilidade da Syngenta, Edemilson Cesar Marzochi, também conheceu o Centro de Difusão e falou sobre a parceria. “Buscamos projetos em conjunto e, inserido no tema dos polinizadores, apoiamos a construção do Meliponário da Esalq e do Centro de Difusão. O espaço pode ser utilizado pela comunidade interna e ao, mesmo tempo, serve como espaço de aproximação e educação para a sociedade. Ficou um ambiente bonito e agradável, que possibilita que a comunidade se familiarize com os polinizadores e, ao mesmo tempo, tenhamos a manutenção e o incremento da biodiversidade”.

O coordenador pedagógico da Poli Brasil, Wanderley Loconte, faz questão de trazer os estudantes para conhecer e interagir com os diversos espaços do campus. “Hoje estamos aqui com um grupo de Ensino Médio e como temos apreço pela Esalq, sempre que possível trazemos os estudantes para que tenham contato com um centro de pesquisa que produz conhecimento. Esse grupo está na fase de prestar vestibular e, portanto, conhecer a Esalq pode certamente ajudá-los”.

Após conhecer o Centro de Difusão, os estudantes assistiram uma palestra sobre a importância das abelhas, ministrada pela pós-doc do departamento de Entomologia e Acarologia, Denise Alves.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024