Estudantes de Engenharia desenvolvem projetos para melhoria da produção rural

Trabalhos trazem soluções para grandes desafios do agronegócio e reforçam o compromisso do Centro Universitário FEI com o ensino inovador

14.12.2018 | 21:59 (UTC -3)
Bianca Talarini Tresca

É expressiva a participação do agronegócio na economia brasileira, já que o país é o mais extenso da América Latina e possui condições ideais para a produção agroindustrial. Segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - ABCSEM, o setor de horticultura (produção de frutos, legumes, árvores, arbustos e flores) é o responsável por empregar 2,4 milhões de pessoas e movimentar cerca de 100 bilhões de reais. Entretanto, mesmo com a produção tendo aumentado consideravelmente nos últimos anos, a mecanização do setor continua estagnada.

Nesse contexto, o correto fornecimento de água se torna de extrema importância, garantindo a fertilidade do solo e o crescimento adequado dos produtos agrícolas. Pensando nisso, os alunos de Engenharia Mecânica do Centro Universitário FEI desenvolveram o projeto Irrigarque surge com a proposta de facilitar o acesso à água para pequenos e médios agricultores. Para tal, é projetado um cata-vento que utiliza energia eólica para o acionamento de um sistema mecânico de bombeamento de água proveniente de um local de difícil acesso, como poços.

Além do Irrigar, os alunos também mostraram projetos com foco na otimização dos processos da agricultura. Confira:

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024