Estudos indicam aumento de produtividade da soja com uso de nutrição vegetal

​Com o início do plantio de soja em várias regiões do país, produtores buscam estratégias para garantir a maior produtividade e qualidade em suas lavouras

10.10.2017 | 20:59 (UTC -3)
Marina Goulart

Com o início do plantio de soja em várias regiões do país, produtores buscam estratégias para garantir a maior produtividade e qualidade em suas lavouras. Tendo como objetivo informar sobre a influência da nutrição vegetal no plantio, a Satis, empresa especializada na produção de insumos agrícolas, divulga o resultado de estudos realizados em plantações de soja e milho. Os estudos compararam os efeitos após a aplicação do Sturdy, um produto rico em fósforo que se propõe a oferecer para as plantas mais energia e melhor desempenho, promovendo uma maior produtividade.

Em 17 ensaios realizados pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento de mercado da Satis, na safra 2016/17, distribuídos em vários municípios do Rio Grande do Sul, o produto Sturdy proporcionou um ganho médio na produtividade de soja em torno de 15,3 % e na produtividade do milho em torno de 8,3 %. Nestes ensaios foram estudadas as doses e épocas ideais de aplicações.

No município de Cruz Alta/RS, o produto registrou, dentre os ensaios realizados, a maior produtividade da soja, chegando a 24% de ganho.  Em outra iniciativa da pesquisa, avaliando se lavouras comerciais no município de Campinas do Sul/RS, obteve se um ganho de 10% na produtividade da soja. 

“Na área tratada com o Sturdy, observamos uma maior quantidade de vagens por planta e também um maior peso de grãos, o que resultou em um ganho de 8 sacas a mais por hectare”, relata o produtor Dimorvan Potrich. 

De acordo com Neodir Ioris, Suporte Técnico da Regional Sul, houve áreas tratadas com o produto Sturdy que alcançaram produtividade em torno de 90 sacas/ha. “Mesmo em condições adversas, como no caso de chuva de granizo, o produto Sturdy proporcionou uma rápida recuperação das lavouras evitando assim perdas significativas”, comenta Ioris.

Os resultados satisfatórios, segundo Aedyl Lauar, Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Satis, ocorrem pelo benefício gerado pelo produto nos diversos estágios de desenvolvimento da planta. “Sempre destacamos que o  Sturdy  é muito completo, proporcionando um maior enraizamento, quebra da dominância apical, encurtamento de entre nós, aumento nas brotações, aumento na quantidade de nós produtivos, maior vingamento de flores e vagens e maior peso de grãos. Isso tudo reflete diretamente em ganhos de produtividade como visto nos ensaios e nas lavouras comerciais avaliadas,” explica.

Para maiores informações procure o Departamento técnico da Satis da sua região ou acesse www.satis.ind.br  

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024