Evento da ABBA destaca controle de mosca-branca e mosca- minadora

Segundo a DuPont, Programa Verimark e Benevia registra alta performance no controle de insetos mastigadores e sugadores

24.10.2016 | 21:59 (UTC -3)
Fernanda Campos

A Associação Brasileira da Batata – ABBA – promove nos dias 26 e 27 de outubro, em Campinas, no interior do Estado de São Paulo, a 6ª edição do Seminário Nacional da Batata. O evento terá como objetivo central debater propostas e estratégias para elevar a qualidade da produção nacional de batata. Presente entre os patrocinadores do encontro, a DuPont do Brasil destacará seu Programa de Tratamento Verimark e Benevia.

De acordo com a DuPont, o controle eficaz da mosca-branca (Bemisia tabaci) e da mosca-minadora (Liriomyza huidobrensis) pelo Programa Verimark e Benevia pode resultar em ganho médio de produção de mais 37 sacas de batata por hectare. Esse desempenho, informa a empresa, foi apurado em parte representativa de 60 campos demonstrativos realizados entre 2011 e 2015, na fase anterior ao lançamento do Programa Verimark e Benevia.

Na batata, acrescenta a empresa, os testes envolvendo o novo conceito resultaram ainda na obtenção de plantas vigorosas, no melhor estabelecimento da cultura e na qualidade superior da colheita.

De acordo com o gerente de marketing HF da DuPont, Luis Grandeza, Benevia e Verimark são inseticidas desenvolvidos a partir do ingrediente ativo Ciantraniliprole. Os produtos, diz o engenheiro agrônomo, agem nos receptores de rianodina. “Essa característica confere 'espectro cruzado' e alta performance a esses produtos no controle das principais pragas mastigadoras e sugadoras, nas diversas fases de desenvolvimento dos insetos-alvos”, explica o engenheiro agrônomo.

Luís Grandeza salienta ainda que os produtos são de baixa carência. Verimark, acrescenta o gerente, é indicado para aplicações de solo em 28 culturas. Já Benevia é recomendado para aplicações foliares em 30 cultivos, incluindo café, tomate, feijão, melão, repolho, abobrinha, alface e outras, sobretudo hortifrútis. “A ação integrada dos produtos proporciona alta sistemicidade e longo período de controle de pragas”, conclui o executivo.

Serviço

VI Seminário Nacional da Batata

Data: 26 e 27 de outubro

Local: Hotel Premium Campinas

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024