Evento da agroenergia destaca a cana-de-açúcar e a valorização energética de resíduos

​A Embrapa Clima Temperado (Pelotas,RS) e o Centro de Engenharias da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) organizam nesta próxima semana a VI Reunião Técnica de Agroenergia - Especial Cana-de-Açúcar e o IX Simpó

26.10.2017 | 21:59 (UTC -3)
Cristiane Betemps​

A Embrapa Clima Temperado (Pelotas,RS) e o Centro de Engenharias da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) organizam nesta próxima semana a VI Reunião Técnica de Agroenergia - Especial Cana-de-Açúcar e o IX Simpósio de Energia e Meio Ambiente - Valorização Energética de Resíduos. O evento vai contar com palestras, paineis, minicursos e sessão de posters técnico-científicos e palestrantes vindos de outras localidades para promover discussões nas áreas temáticas da agroenergia e meio ambiente. 

A atividade está marcada para acontecer nos dias 30 e 31 de outubro, tendo em sua programação como destaque a presença do secretário adjunto de Minas e Energia do RS, José Francisco Pereira Braga, além do lançamento da publicação técnica da Embrapa Sistema de Produção da Cana-de-Açúcar para o Rio Grande do Sul. Está reservado o auditório Ailton Raseira, nas dependências da sede da Unidade de pesquisas, à BR 392, km 78.     

O coordenador do evento, pesquisador Sergio Delmar dos Anjos e Silva, explica que o programa foi planejado para fomentar a pesquisa e a extensão e também a complementação acadêmica, inventivando à produção científica e à participação do futuro profissional em atividades extracurriculares. "A Reunião e o Simpósio pretendem aproximar o ambiente acadêmico do empresarial e poder assim trocar vivências enriquecedoras entre eles", diz Sergio.     

 Durante a programação (link) serão apresentadas mais de 10 palestras e três paineis que vão abordar sobre energia solar fotovoltaica e eólica, fomento aos biocombustíveis, produção de açúcar mascavo, aproveitamento energético de resíduos, de biogás, de aterro sanitário e de ativo biológicos como microorganismos promotores de crescimento e biocontroladores de fitonematoides em cana-de-açúcar, incluindo também a realização de um minicurso sobre o Projeto de Biodigestores uma Alternativa Sustentável para o Meio Rural,com vagas esgotadas. Serão apresentados mais de 50 trabalhos técnicos, durante dois momentos do evento: dias 30 e 31, no mesmo horário, entre 13h30 e 14h30.

Lançamento de publicação da Embrapa     

A publicação técnica será oficialmente lançada durante o evento, tendo como editores os pesquisadores Cesar Bauer Gomes, Dori Edson Nava, Ivan Rodrigues de Almeida e Sergio Delmar dos Anjos e Silva; analista Cândida Scherrer Montero e o extensionista Renato Cougo dos Santos.     

A VI Reunião e o IX Simpósio tem caráter multidisciplinar ao envolver parcerias e apoio de instituições de ensino, pesquisa e extensão como Afubra, Emater/RS-Ascar, Furg, IFSul, UFPel, UFPR, UFRGS, UFSM e Unipampa.  

Os interessados podem ainda se inscrever, no ato do evento, como participante-ouvinte. A coordenação tem expectativa da presença de mais de 150 participantes.   


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024