Evento homenageia pessoas dedicadas ao desenvolvimento do trigo no Brasil

A cerimônia foi realizada na noite de 03/07, durante jantar de confraternização da 12ª Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale

10.07.2018 | 20:59 (UTC -3)
Joseani M. Antunes​

Os mais de 300 participantes da 12ª Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale reconheceram o trabalho realizado por três pesquisadores que dedicaram a carreira ao desenvolvimento do trigo no Brasil. A cerimônia foi realizada na noite de 03/07, durante jantar de confraternização do evento.

O trabalho com o trigo começou há  mais de 40 anos para três pesquisadores que marcaram o setor técnico e científico no País, deixando um legado de diversos resultados de pesquisa, como cultivares e sistemas de produção, com impactos no aumento da área e da produtividade do trigo brasileiro. As ações  envolveram parcerias e intenso trabalho de transferência de tecnologia para levar o conhecimento da pesquisa ao produtor, gerando renda e desenvolvimento no campo e na cidade.

Francisco de Assis Franco foi homenageado  pelas contribuições relevantes prestadas ao desenvolvimento desse cereal no País a partir do trabalho realizado em melhoramento genético e criação de cultivares no SISTEMA OCEPAR-COODETEC.

Vanderlei da Rosa Caetano, pelas contribuições relevantes prestadas ao desenvolvimento desse cereal no País a partir do trabalho pioneiro na elucidação dos patossistemas trigo-BYDV/Vírus do Nanismo Amarelo da Cevada (1968) e trigo-SBWM/Vírus do Mosaico Comum (1978).

Benami Bacaltchuck, pelas contribuições relevantes prestadas ao desenvolvimento desse cereal no País a partir do trabalho realizado em difusão e transferência de tecnologia, comunicação e gestão na Embrapa Trigo.

A 12ª Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale acontece de 3 a 5 de julho, no auditório da Faculdade de Direito na Universidade de Passo Fundo, em Passo Fundo, RS. A promoção é da Embrapa Trigo, com patrocínio da CORTEVA, COAMO e Biotrigo, e apoio da UPF e CAPES. Informações no site http://www.reuniaodetrigo2018.com.br



Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024