Evento mostra resultados de soja com manejos de solo

Fundação MT promove evento que mostra ganhos e perdas de produtividade da soja conforme os manejos de solo adotados

19.09.2019 | 20:59 (UTC -3)
Julianne Caju

De 23 a 27 de setembro será realizada em mais seis cidades pela Fundação de Apoio à pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT, a segunda etapa do “É Hora de Plantar” que tem o objetivo de ajudar produtor e equipe a traçarem estratégias para a safra 2019/20 que começará a ser plantada em breve.  No mês passado, a turnê de difusão tecnológica esteve em noves munícipios produtores de Mato Grosso.

Uma das estratégias que será apresentada para o público das cidades de Querência, Canarana, Água Boa, Primavera do Leste, Campo Verde e Rondonópolis é sobre adubação e nutrição da cultura da soja. Na ocasião, especialistas no assunto mostrarão como a pesquisa pode ajudar a classe produtora e todos os profissionais que lidam diretamente com a lavoura a obter maior eficiência no manejo da adubação e no desenvolvimento da planta.

De acordo com Fábio Ono, Doutor em Ciência do Solo, os resultados das pesquisas possibilitam comprovar com números e em diversos locais de MT os ganhos e perdas de produtividade da soja conforme os manejos adotados e também qual a eficiência de uso dos fertilizantes e corretivos nos sistemas de produção. “Há muitas dúvidas que antecedem o plantio quanto à adubação e nutrição da cultura da soja considerando os sistemas de cultivos praticados hoje”, afirmou o pesquisador da Fundação MT.

Dentre as várias perguntas, Fábio cita algumas das que poderão ser sanadas durante o “É Hora de Plantar”: Qual o momento de aplicação dos fertilizantes (se há algum risco na antecipação de todo o fertilizante dos sistemas soja/milho safrinha ou soja/algodão e qual a dose que pode ser praticada) em solos arenosos e argilosos? Como manejar os nutrientes móveis no solo (exemplo: potássio, enxofre e boro) em solos arenosos?

Para o pesquisador, mesmo com informações de qualidade e ações eficientes no solo, uma lavoura produtiva passa pela integração de todas as áreas da atividade agrícola e que nenhuma área pode ser interpretada de forma isolada. E esse tem sido o lema ao longo deste ano dos eventos da Fundação MT – “Integração: a chave que abre novos horizontes” para reforçar como os trabalhos dentro e fora da fazenda devem ser feitos: conectados e integrados.

Com relação a parte específica da adubação, as principais recomendações do especialista são: “Priorizar aporte de palha no sistema de produção, pois os benefícios da palhada são imensos, melhorando a parte química, física e biológica do solo. Aplicar os fertilizantes respeitando as doses necessárias (exigência da cultura considerando a eficiência no sistema) e nos momentos corretos para cada ambiente de produção. Realizar uma boa inoculação das sementes e plantio em condições de umidade dando condições para que ocorra uma boa fixação biológica de nitrogênio. Aferir as máquinas de distribuição dos fertilizantes para cada tipo de produto de modo que a distribuição seja homogênea nas áreas”.

As inscrições para participar do “É Hora de Plantar” são gratuitas e podem ser feitas no local do evento. Mais informações no site

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024