Evento nacional debate desafios e oportunidades para a fruticultura

Com extensa programação de palestras, debates e apresentações de trabalhos científicos, o evento deve reunir um público tão diverso quanto é a produção de frutas no país

21.05.2019 | 20:59 (UTC -3)
Marcelino Ribeiro ​

O polo de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) vai sediar de 30 de setembro a 04 de outubro o XXVI Congresso Brasileiro de Fruticultura, organizado pela Embrapa Semiárido e UNIVASF. Com extensa programação de palestras, debates e apresentações de trabalhos científicos, o evento deve reunir um público tão diverso quanto é a produção de frutas no país. 

Segundo os organizadores, serão cerca de 1.000 participantes (pesquisadores, professores, extensionistas, estudantes de graduação e pós-graduação, exportadores, produtores de frutas, técnicos de empresas públicas e privadas). 

Grande parte desses profissionais virá dos 30 polos de produção de frutas já consolidados em todo o território nacional e que, juntos, chegam a somar mais de dois milhões e quinhentos mil hectares.

Integrada 

O tema escolhido como tema central do Congresso, Fruticultura de precisão: desafios e oportunidades, “sinaliza a discussão acerca de inovações que preparem as cadeias produtivas do setor para expandirem seus negócios diante da tendência de crescimento do comércio e consumo de frutas nos mercados interno e externo”, garante o pesquisador da Embrapa Semiárido, Paulo Roberto Coelho Lopes, presidente da Comissão Organizadora.

“Estamos preparando um evento com muitos espaços para exposição integrada dos conhecimentos gerados pela comunidade científica e por empreendedores e técnicos da área privada. Nosso objetivo é contribuir para por os produtores brasileiros em condições de ampliar seus negócios com os importadores da União Europeia, nos Estados Unidos e nos países do Oriente Médio, e avancem para alcançar países da Ásia, como a China”, garante o pesquisador.

Para ele, os impactos da fruticultura são “muito evidentes” em segmentos importantes da economia como o mercado de trabalho – a atividade emprega cerca de 5 milhões de pessoas (16% das vagas do agronegócio) – e no desenvolvimento regional:  o volume de exportação de manga e de uva cultivadas no Polo de Petrolina e Juazeiro movimenta recursos superiores a R$ 1 bilhão e incrementa uma cadeia de negócio e de serviços que integra a região de forma competitiva em importantes circuitos comercias do Brasil e do exterior.

Pesquisa 

O Congresso é uma realização da Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF) e compõe uma das estratégias institucionais de defesa e de apoio ao desenvolvimento da fruticultura nacional que estão na origem da sua fundação em 1970. Da primeira edição em 1991, na cidade de Campinas (SP), o evento tem dado contribuições importantes à renovação tecnológica desse segmento da agricultura do país.

Para esta 26ª edição, que irá acontecer no Polo de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), a pesquisadora da Embrapa Semiárido, Maria Auxiliadora Coelho de Lima, explica que o Congresso irá acentuar a característica de ser “oportunidade para atualização de informações e de conhecimentos ao reunir profissionais que trabalham e contribuem para a melhoria do padrão tecnológico da fruticultura no Brasil”. 

A participação de pesquisadores dos Estados Unidos, Espanha, Chile, Bélgica e África do Sul em algumas das mesas-redondas, conferências, minicursos e visitas técnicas que compõem a programação técnica “torna o congresso um momento oportuno para que passem a conhecer melhor a agricultura brasileira e cooperem na identificação de necessidades de pesquisa, de aprimoramento tecnológico das cadeias produtivas da fruticultura”, argumenta Maria Auxiliadora, que é uma das coordenadoras do Comitê Técnico Científico.

Informações 

As inscrições para o XXVI Congresso estão abertas e seguem até o dia . Os sócios SBF e da Associação Brasileira de Horticultura (ABH) terão direito a desconto. Mas para isso, terão que estar quites com a anuidade das entidades até o dia 10/08/2019. Os organizadores informam também que as inscrições dos estudantes só serão validadas após o envio de comprovação de vínculo com a instituição de ensino. 

As informações detalhadas podem ser acessadas na página eletrônica do evento: www.fruticultura2019.com.br


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024