Evento nacional debate tecnologia e mercado de frutas

O XXVI Congresso Brasileiro de Fruticultura (CBF) terá como tema “Fruticultura de precisão: desafios e oportunidades”

23.09.2019 | 20:59 (UTC -3)
Marcelino Ribeiro

De 30 de setembro a 4 de outubro, Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) receberão um dos maiores eventos voltados para o debate sobre as tecnologias e mercado de frutas no país: o XXVI Congresso Brasileiro de Fruticultura (CBF). Com o tema “Fruticultura de precisão: desafios e oportunidades”, o evento traz uma programação robusta, com 60 eventos técnico-científicos, entre minicursos, conferências, mesas-redondas, palestras e visitas a fazendas e centros de pesquisa da Embrapa na região.

A previsão é que o XXVI CBF recepcione cerca de 900 profissionais vinculados a instituições de pesquisa, ensino e extensão, produtores, empresários e representantes de órgãos públicos e empresas privadas, do Brasil e do exterior.

Uma parte será de palestrantes e conferencistas. Outra, são os autores dos mais de 800 trabalhos científicos aprovados para apresentações, relacionados às áreas de Biotecnologia, Botânica e Fisiologia, Colheita e Pós-Colheita, Defesa Fitossanitária, Cadeia Produtiva, Fitotecnia, Genética e Melhoramento, Processamento, Propagação e Mudas, Solos, Irrigação e Nutrição de Plantas, e Sócio Economia e Mercado.   

A intensa programação é um reflexo da diversidade de contribuições que cientistas e técnicos têm dado a essa atividade agrícola, transformando suas cadeias produtivas em segmentos econômicos dinâmicos e competitivos, afirma o pesquisador da Embrapa Semiárido Paulo Roberto Coelho Lopes, presidente da Comissão Organizadora.

“Veremos estudos sobre as culturas ancoradas em grandes negócios como citros, uva, manga, maçã. Mas não só. Há trabalhos acadêmicos muito bem conduzidos voltados a frutas nativas como umbu, buriti, cambuí, e que ajudam na formação de mercados e a propagar o consumo. A ciência e a extensão estão firmando as frutas brasileiras como fonte de riqueza importante para o país”, afirma.  

Para ele, esta 26a edição mantém-se fiel aos objetivos originais da Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF), ao organizar o congresso pela primeira vez, em 1971, na cidade de Campinas (SP): envolver o setor público e a iniciativa privada num conjunto de debates e em fóruns de inovações. “A geração de conhecimentos e a assimilação intensiva dos recursos tecnológicos por esse segmento em todo esse período foram essenciais para a modernização das suas cadeias produtivas e o impacto na geração de renda e no desenvolvimento econômico do país”, explica o pesquisador.  

Contribuições 

O congresso contará ainda com a presença de professores e pesquisadores de universidades da Austrália e dos Estados Unidos. Foram convidados pela organização do XXVI CBF pelos estudos que realizam com processamento, qualidade e segurança de alimentos, a ainda em colheita, manuseio, armazenamento, transporte e processos fisiológicos e metabólicos relacionados ao desenvolvimento, maturação e senescência de culturas agrícolas.

Também virão ao evento, profissionais experientes em consultorias a empresas privadas e que atuam no agronegócio internacional e no apoio a agricultores em mais de 15 países da América Latina, África Oriental e Sudeste Asiático. “Todos irão expor importantes contribuições a processos de inovações técnicas e gerenciais com potencial para elevar os níveis de competitividade da fruticultura brasileira”, explica o pesquisador da Embrapa. Para ele, como o cultivo ou mesmo o extrativismo de frutas se estende por todo o país, o incremento de resultados nas suas cadeias produtivas distribui seus impactos por negócios diversos em municípios e estados.

O XXVI Congresso Brasileiro de Fruticultura tem realização conjunta da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

Acesse a programação completa no endereço eletrônico. As informações detalhadas do evento estão disponíveis no site.

Local do Evento: Complexo Multieventos da Univasf - Rua do Paraíso - Juazeiro - BA

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024