Evento sobre calagem e adubação em frutíferas está com inscrições abertas

Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, Núcleo Sul, realiza de 5 a 9 de outubro, de forma virtual, a 1ª Reunião de Atualização Técnica sobre Calagem e Adubação em Frutíferas

23.09.2020 | 20:59 (UTC -3)
Viviane Zanella

Um solo fértil e equilibrado é um passo importante para proporcionar à planta tudo o que ela necessita para garantir a produção de frutas. Visando compartilhar as mais recentes novidades na área, a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, Núcleo Sul, realiza de 5 a 9 de outubro, de forma virtual, a 1ª Reunião de Atualização Técnica sobre Calagem e Adubação em Frutíferas. A inscrição é gratuita e já está disponível aqui.

Durante cinco noites, das 18h às 22h, os inscritos terão a oportunidade de assistir uma série de palestras com pesquisadores brasileiros e estrangeiros com recomendações atualizadas sobre manejo de solo, nutrição mineral, calagem e adubação em frutíferas. O evento é realizado pela Embrapa Uva e Vinho, Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves, e Universidade Federal de Santa Maria.

“Além de palestras específicas para algumas culturas, buscamos contemplar apresentações que tragam uma perspectiva do que irá acontecer no futuro da área. Muita coisa está avançando e essas novas orientações irão contribuir com a sustentabilidade e lucratividade da fruticultura, através do aumento da produção e pelo uso eficaz de produtos”, destaca o pesquisador da Embrapa Uva e Vinho e integrante da Comissão organizadora, George Wellington de Mello.

Palestrantes da Itália, França, Estados Unidos e Brasil serão os responsáveis pelas 17 palestras que compõem a programação do evento. Temas amplos como perspectivas futuras para a fruticultura no Brasil e no Mundo, nutrição mineral, adubação foliar serão abordados. Mas também há palestras exclusivas sobre adubação e calagem para as culturas da bananeira, citros, pessegueiro, macieira, nogueira pecã, oliveira e videira.

A questão ambiental é outro assunto de destaque e que ganhou espaço na programação da Reunião. Abordagens sobre o uso de plantas de cobertura, excesso de adubação, o correto manejo do solo e dos nutrientes visando evitar problemas de toxidez  e contaminação em plantas, no solo e no meio ambiente estarão presentes.

Além das palestras, na última noite da Reunião, dia 9, os autores irão apresentar os cinco melhores trabalhos selecionados pela Comissão Organizadora, dentre os 70 inscritos.

Encerrando o evento, em nome do Núcleo Regional Sul da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (NRS-SBCS), o professor Gustavo Brunetto, da Universidade Federal de Santa Maria, realizará a apresentação do livro “Atualização sobre Calagem e Adubação em Frutíferas”. As mais de 300 páginas estão divididas em 16 capítulos nos quais ganham destaque as culturas da videira, macieira, citros, oliveira, nogueira-pecã, bananeira, pessegueiro, pereira, goiabeira (inclusive a serrana), atemoia, palmito pupunha e morango.

A obra foi editada por profissionais do Departamento de Solos e Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS), da Embrapa Uva e Vinho e do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). O livro já está à venda, ao custo de R$ 40,00, e as encomendas e informações adicionais podem ser solicitadas pelo e-mail contato@sbcs-nrs.org.br.

Serviço

1ª Reunião de Atualização Técnica sobre Calagem e Adubação em Frutíferas 

Data: 5 a 9 de outubro 

Inscrições: aqui 

Programação 

05/10

18h30 - Abertura do Evento

19h - Perspectivas futuras para a fruticultura no Brasil e no Mundo

Prof. Carlos Ruggiero -Unesp

20h - Perspectivas futuras da nutrição mineral para frutíferas no mundo

Prof. Léon-Étienne Parent - Université Laval, Canadá e Universidade Federal de Santa Maria e Prof. William Natale - Universidade Federal do Ceará

21h - Critérios de predição de calagem e adubação em frutíferas

Prof. William Natale -Universidade Federal do Ceará

06/10

18h - How fruit trees can increase the solubilization/availability of nutrients in the rhizosphere?

Prof. Tanja Mimmo - Liberá Università di Bolzano, Italia

19h - Como estimar o estado nutricional de frutíferas

Prof. Danilo Eduardo Rozane - UNESP, Campus Registro

20h - Excesso de elementos em solos de pomares: toxidez em plantas e contaminação ambiental

Prof. Lessandro De Conti - Instituto Federal Farroupilha, Campus Santo Augusto e Prof. Tadeu Tiecher - Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Restinga

21h - Calagem e adubação em pessegueiros

Gilberto Nava

07/10

18h - Organic fertilization on fruit trees: Root growth, fruit production and quality

Prof. Moreno Toselli - Università di Bologna, Itália

19h - Calagem e adubação em macieiras

Pesq. Leandro Hahn - EPAGRI e Pesq. Marlise Nara Ciotta - EPAGRI

20h - Calagem e adubação em citros

Prof. William Natale - Universidade Federal do Ceará

21h - Calagem e adubação em videiras

George Wellington Bastos de Melo e Prof. Gustavo Brunetto - Universidade Federal de Santa Maria

08/10

18h - When foliar applications of nutrients really contribute to the nutrition of fruit trees?

Prof. Patrick Brown - University of California, Davis (USA)

19h - Experiência da adubação e nutrição em Nogueira Pecã

Prof. João Kaminski - Universidade Federal de Santa Maria

20h - Calagem e adubação em oliveiras

Dr. Fabrício Carlotto Ribeiro - Assistente Técnico e Prof. Tadeu Tiecher - Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Restinga

21h - Calagem e adubação em bananeiras

Pesq. Gelton Geraldo Fernandes Guimarães - EPAGRI

09/10

18h - Plantas de cobertura em pomares: qualidade do solo, produção e qualidade de frutos

Pesq. Corina Luisa Videira de Abreu Fernandes Carranca - Instituto de Investigação Agrária (INIA), Portugal

19h - Fontes de fertilizantes em frutíferas

Eng. Agrônoma Taciana Seixas - Yara Fertilizantes

20h - Apresentação dos 5 melhores resumos enviados pelos participantes

21h - Lançamento do livro - Atualização sobre calagem e adubação em frutíferas e Encerramento do evento -Prof. Gustavo Brunetto - Universidade Federal de Santa Maria


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024