Exportação de soja bate recorde em abril e mercado árabe se mostra promissor

Exportações para o Oriente Médio, no primeiro trimestre, resultaram em uma receita total US$ 157 milhões; Arábia Saudita e Irã foram os países que mais importaram

06.05.2021 | 20:59 (UTC -3)
LN Comunicação

Em estudo realizado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira – CCAB - e divulgado no início de maio deste ano, foi demonstrada a expectativa de alta nos embarques da soja brasileira rumo aos países árabes. Boa parte deste potencial de mercado para a commodity acontece devido a utilização da soja na produção de ração animal, visto que os países árabes vêm avançando na produção de proteína animal, destacando-se a criação de bovinos na Arábia Saudita, Catar, Omã e Tunísia.

As exportações para o Oriente Médio, no primeiro trimestre deste ano, resultaram em US$ 157 milhões em receitas, sendo a Arábia Saudita e Irã os países que mais importaram.

O avanço da vacinação contra a Covid-19 nos países árabes representa um fator de alavancagem às exportações do Brasil para a região, à medida que a redução no número de casos viabiliza o fortalecimento da atividade econômica.

De acordo com Omar Chahine, gerente de Relações Internacionais da Cdial Halal, para que a expansão do mercado seja possível, as indústrias e produtores brasileiros precisam se adaptar às exigências da jurisprudência islâmica, ou seja, os produtos precisam ter a certificação halal. “Além de ser reconhecido mundialmente como selo que atesta Boas Práticas de Fabricação, segurança e de qualidade, a certificação halal tem sido solicitada, inclusive, por países que não são árabes e nem muçulmanos, como o Japão, China e Canadá”, comenta.

Exportação geral de soja - A exportação da soja bateu novo recorde no mês de abril – foram vendidas 17,3 milhões de toneladas da oleaginosa, correspondendo a 27,1% do total das exportações brasileiras do mês, segundo dados da Secretaria do Comércio Exterior (Secex). Comparado ao mesmo mês do ano passado, o aumento das vendas foi de 17%.

E as previsões continuam otimistas. De acordo com os últimos levantamentos do Conab – Companhia Nacional de Abastecimento – a previsão é fechar o ano com 85,6 milhões toneladas de soja exportadas, batendo recorde do ano de 2018 que foram de 83,2 milhões de toneladas.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024