Exportação da soja é limitada devido dificuldade de embarques

Na região do Matopiba precipitações seguem atrasando a colheita e limitando as comercializações

16.04.2019 | 20:59 (UTC -3)
Cepea

O ritmo das exportações de soja e derivados diminuiu nesta semana, devido à dificuldade de embarque. Alguns traders consultados pelo Cepea indicam que as chuvas ocorridas nas últimas semanas atrasaram a programação de escoamento nos principais portos brasileiros: Santos (SP), Paranaguá (PR) e Rio Grande (RS).

Esse cenário diminuiu as cotas nos armazéns portuários para tradings que pretendiam enviar novos lotes para esses portos. As exportações foram limitadas também pelo atraso de navios, especialmente em Santos. Neste caso, os lotes que deveriam ser escoados nas duas últimas semanas foram prorrogados para a segunda quinzena deste mês.

Na região do Matopiba, de acordo com levantamento do Cepea, precipitações seguem atrasando a colheita e limitando as comercializações. Quanto aos preços, o Indicador ESALQ/BM&FBovespa da soja Paranaguá recuou 1,2%, a R$ 76,50/saca de 60 kg no dia 12. No mesmo comparativo, o Indicador CEPEA/ESALQ Paraná teve baixa de 0,8%, a R$ 71,87/sc de 60 kg nessa sexta.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024