Exportações brasileiras de café seguem registrando bom desempenho em 2020

Embarques foram impulsionados pela ampla oferta da atual temporada e pelo Real desvalorizado frente ao dólar

18.11.2020 | 20:59 (UTC -3)
Cepea

As exportações brasileiras de café seguem registrando bom desempenho neste ano. Em outubro, foram embarcadas 4,1 milhões de sacas de 60 kg de café (considerando-se grão verde, torrado e moído e solúvel), avanço de 11,5% em relação a outubro/19, segundo dados do Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café). Essa quantidade foi recorde para um mês de outubro e foi a segunda maior de toda a série histórica do Cecafé, iniciada em 1990.

Os embarques foram impulsionados pela ampla oferta da atual temporada e pelo Real desvalorizado frente ao dólar. E essa performance das vendas externas é um sinal positivo, tendo em vista as incertezas relacionadas à demanda, devido à nova onda de casos de covid-19 na Europa e nos Estados Unidos e ao consequente fechamento de cafeterias e restaurantes.

Para os próximos meses, colaboradores consultados pelo Cepea acreditam que os embarques devem seguir aquecidos, fundamentados no consumo em casa – a aproximação do inverno no Hemisfério Norte pode elevar a procura pela bebida – e no possível aumento da demanda de torrefadores externos pelo robusta brasileiro, em decorrência do atraso na colheita da safra do Vietnã. 

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024