Exportações de frutas apresentam quedas no primeiro semestre de 2020

Boletim CNA aponta que exportações brasileiras de frutas apresentaram quedas de 13% na receita e 5% em volume em relação à 2019

13.07.2020 | 20:59 (UTC -3)
CNA

As exportações brasileiras de frutas apresentaram quedas de 13% na receita e 5% em volume no primeiro semestre de 2020 em relação ao mesmo período de 2019.

É o que relata o boletim semanal da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que traz o comportamento das principais culturas durante a pandemia no período de 6 a 10 de julho.

A queda é resultado da redução de voos imposta pelas restrições provocadas pela Covid-19. O modal aéreo é o principal meio de transporte utilizado para o embarque de frutas para o mercado internacional.

No setor sucroenergético, houve ligeira recuperação dos preços do etanol, diante do comportamento do petróleo no mercado internacional, que motivou a valorização de 5% do preço da gasolina vendida pela Petrobrás em suas refinarias.

No mercado internacional, um dos destaques é o aumento das importações de carne. Do Brasil, chegaram ao porto de Xangai 136 mil toneladas de carne nos cinco primeiros meses de 2020, mais do que o dobro do volume ingressado em 2019. Este volume correspondeu a 34,5% do total das importações de carne transitadas pela cidade chinesa.

Inspeção nas indústrias

Esta semana a Presidência da República publicou o Decreto nº 10.419/2020, que permite a ampliação do quadro de profissionais aptos a realizar inspeção nas indústrias, o que dará celeridade aos processos de inspeção, mantendo a garantia do atendimento à inocuidade do produto e os acordos sanitários firmados. A medida atende um antigo pleito do setor produtivo.

Com a publicação, o serviço oficial brasileiro contará com reforços para a rotina de inspeção ante e post mortem para atender à demanda crescente pela abertura de novas indústrias e as solicitações de turnos extras de abate. Os auditores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) continuam responsáveis pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF), atuando na supervisão e coordenação dos trabalhos.

Recursos genéticos e biodiversidade

Também nesta semana, foi aprovada, na Câmara dos Deputados, a ratificação do Protocolo de Nagoya, permitindo que o Brasil participe das decisões tomadas na Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica. O protocolo foi assinado por cerca de 100 países e entrou em vigor em 2014, mas só terá validade para o Brasil a partir dessa ratificação.

Essa aprovação permitirá que Brasil continue fazendo uso dos recursos genéticos já tradicionalmente utilizados pela agropecuária, bem como garante a repartição dos benefícios provenientes dos recursos genéticos nativos da biodiversidade brasileira. A CNA sempre atuou por esse feito, já que essa ratificação trará segurança jurídica na utilização dos recursos genéticos.

Frutas e Hortaliças

As exportações brasileiras de frutas apresentaram queda de 13% em receita cambial e 5% no volume em 2020 frente ao primeiro semestre de 2019. A queda é resultado das dificuldades de exportação pelo modal aéreo e demanda limitada em todo o mundo devido às medidas de contenção impostas pela pandemia da Covid-19.

No entanto, os produtores se preparam para o segundo semestre, quando a oferta e demanda de frutas aumenta e as exportações comumente se intensificam.

Em estados como Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia e Espírito Santo, apesar das restrições e dos cuidados para reduzir a disseminação da Covid-19, a retomada da comercialização da produção agrícola está próxima da normalidade.

Commodities

Para o setor sucroenergético, a leve recuperação dos preços do etanol está atrelada ao comportamento do petróleo no mercado internacional, que motivou a valorização nacional em 5% do preço da gasolina vendida pela Petrobrás em suas refinarias. E para o açúcar, mesmo com a retração na demanda pela pandemia, os preços permanecem em alta devido à entressafra na produção da Tailândia e da Índia.

No setor cafeeiro, sindicatos e cooperativas relatam menor disponibilidade de mão de obra nas regiões de colheita manual. No entanto, as restrições de trabalhadores não têm impedido o desempenho da colheita, que apesar do atraso em função do clima encontra-se regular.

Na Bahia, mesmo diante da crise, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Teixeira de Freitas estão promovendo a realização do Concurso de Qualidade Conilon do Extremo Sul do estado. A Federação lançou, ainda, uma série de vídeos titulada “Agronegócio em tempos de Covid-19”, com dicas práticas para que o produtor se proteja do coronavírus e garanta o sucesso de sua produção.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024