Exportações de melão têm significativa alta mensal

As exportações de melão da safra 2021/22 do Rio Grande do Norte/Ceará subiram expressivamente em setembro

21.10.2021 | 20:59 (UTC -3)
Cepea

As exportações de melão da safra 2021/22 do Rio Grande do Norte/Ceará subiram expressivamente em setembro. De acordo com dados da Secex, o volume enviado ao mercado internacional totalizou 28 mil toneladas, forte aumento de 951% frente ao embarcado em agosto, o primeiro mês da campanha.

A receita (em dólar) registrou alta ainda maior, de 1.127%, somando pouco mais de US$ 19,5 milhões (FOB). Segundo agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea, esses aumentos no volume e na receita são comuns para o período, devido ao fim da safra espanhola, a principal praça exportadora da fruta à Europa, que, por sua vez, é o maior destino do melão brasileiro. A taxa de câmbio também favoreceu a receita, visto que, com o dólar forte, eleva o retorno em Reais.

No entanto, os elevados preços do frete marítimo e da embalagem de papelão limitaram os ganhos dos exportadores. Apesar deste aumento frente a agosto, as exportações de setembro, em termos de volume, ficaram 16% abaixo das de setembro de 2020, ainda segundo a Secex, o que pode ser resultado das dificuldades nas negociações com importadores neste ano, diante dos elevados custos de produção, de embalagem e do frete marítimo.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024