NOTÍCIAS

​Falker apresenta no Show Rural inovações para os produtores

Considerada uma das principais feiras agropecuárias do Brasil, o Show Rural Coopavel, que ocorre neste ano de 6 a 10 de fevereiro em Cascavel (PR), é uma grande mostra de inovações e tecnologias para o campo. Diversas empresas estarão no evento apresentando novas ferramentas voltadas ao produtor rural, que vem a cada safra ampliando o uso de tecnologias nas lavouras, como a agricultura de precisão, que está sendo empregada nas propriedades do país.

A Falker Automação Agrícola, empresa nacional com sede em Porto Alegre (RS), vem despontando no cenário brasileiro como uma das mais inovadoras do setor de agricultura de precisão. No último ano, os investimentos em pesquisa e desenvolvimento tiveram um incremento de 30% para aumentar em 50% o portfólio de produtos ofertados ao mercado consumidor. "Acreditamos no mercado agrícola, na expansão da agricultura de precisão e na busca por informações agronômicas para a gestão agrícola. Por isto ampliamos a linha de produtos e estamos prontos para o próximo ciclo de expansão", observa o diretor da empresa, Marcio Albuquerque.

Alguns destes produtos estarão no Show Rural Coopavel. Um deles será o FarmLink, um novo sistema de monitoramento e controle dos níveis de umidade do solo. Um sensor é instalado na lavoura com uma antena de rádio de 50 centímetros. Estas antenas formam uma rede que transmite a informação até chegar a um ponto ligado à uma estação central na fazenda, onde se concentram os dados de toda a propriedade. "Hoje o produtor instala o sensor, deixa no campo, e sempre que for realizar a medição tem que ir ao local para conectar o leitor. Com o novo sistema, teremos uma informação atualizada sobre a distribuição da umidade", explica Albuquerque.

Para o diretor da Falker, o grande diferencial deste sistema é a precisão nas informações que chegam aos produtores sobre como está a umidade do solo em diversos pontos da lavoura. "Existem tecnologias importadas que colocam seu sensor ao lado de uma estação meteorológica, no nosso sistema será sem fio e teremos a informação de dezenas de pontos cobrindo uma área, permitindo conhecer a variação da umidade, pois ela não é uniforme. Teremos áreas mais úmidas e outras menos, e o produtor poderá ter um sistema para controlar esta irrigação", salienta.

Também será apresentada a nova versão do FalkerMap, que vai permitir ao produtor gerar seus próprios mapas com simplicidade e a um custo baixo ou até mesmo de forma gratuita. “É um software para agricultura de precisão, desenvolvido com tecnologia nacional e que vai possibilitar ao produtor gerar mapas de sensores de alta densidade, imagens aéreas, relatórios personalizados e mapas de colheita, além de aliar as vantagens do trabalho on-line e off-line”, ressalta o diretor da Falker.

Dependendo do tamanho de área que o produtor possuir, o novo FalkerMap traz vantagens econômicas, com custos que podem representar apenas 10% do valor de um software importado. Esta nova versão será gratuita para os agricultores que possuírem áreas de até 200 hectares e irá custar R$ 39,90 mensais para áreas de até mil hectares. “Esta possibilidade de preços diferenciados amplia a utilização de soluções para a agricultura de precisão, tornando-a mais acessível. Esta nova versão também torna mais dinâmica sua utilização ao ser híbrida, ou seja, pode ser usada apenas no PC ou na Web, ou em ambos”, afirma Albuquerque.


ver mais notícias