​FAPCEN certifica 91 mil hectares de soja responsável com Padrão RTRS

Representantes da Fundação percorreram mais de 500 mil hectares realizando diagnósticos nas propriedades rurais para certificação

11.10.2016 | 20:59 (UTC -3)
Angélica Cortez

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (FAPCEN) foi criada por empresários rurais e tem como objetivo implantar novas tecnologias em busca de sustentabilidade nas regiões que compõem os estados de Maranhão, Tocantins e Piauí (MA-TO-PI).

Representantes da Fundação percorreram mais de 500 mil hectares realizando diagnósticos nas propriedades rurais com o intuito de certificar a soja com o Padrão RTRS (Associação Internacional de Soja Responsável). Dessa área, 91 mil hectares foram certificados.

De acordo com a Superintendente da FAPCEN, Gisela Introvini, a certificação se tornou um aliado à produção de soja sustentável. “É uma importante ferramenta para o produtor fazer com que sua propriedade seja ambientalmente correta e socialmente mais justa. Nossa intenção é fortalecer esse modelo de produção para que todos saibam que no MATOPI se produz soja com responsabilidade", comenta.

Os trabalhos conduzidos pela FAPCEN são estimados com a previsão do tempo necessária para adaptação das propriedades e possibilidades para certificação dentro dos princípios da RTRS. “As exigências para a certificação incluem responsabilidade ambiental, trabalhista, adoção de boas práticas agrícolas e sociais, estabelecimento de um modelo básico de sistema de gestão ambiental, entre outros", comenta Gisela.

Gisela ressalta que a aquisição dos créditos de soja RTRS garante enormes vantagens, pois gera impacto direto no ambiente agroecológico e possibilita reconhecimento aos produtores que adotam a certificação. “A importância desse trabalho vai além dos créditos adquiridos pela comunidade europeia. A possibilidade de prevenir e minimizar os principais riscos agropecuários de uma região como um todo e oferecer informações para estabelecer políticas públicas são os nossos principais propósitos", assegura.

Para o Consultor Externo no Brasil, Cid Sanches, a FAPCEN é uma entidade essencial para a região do MATOPI, pois faz com que produtores conheçam as tecnologias disponíveis para ser implementadas em suas propriedades. “Os projetos da Fundação vão ao encontro da intenção da RTRS de engajar produtores a terem responsabilidade social e ambiental", declara.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024